Orientando para o futuro

    Além de “Feitas para Durar” (ver Conjuntura & Tendências número 116), um outro livro, de lançamento mais ou menos recente, está fornecendo importantes subsídios para a orientação estratégica das empresas que pretendem ser bem-sucedidas no competitivo mundo atual. Trata-se de “Competindo pelo Futuro: Estratégias Inovadoras para Obter o Controle do Seu Setor e Criar os Mercados do Amanhã”, de Gary Hamel e C.K. Prahalad (Editora Campus Ltda, Rio de Janeiro, 1995).
Imagem 117-1.JPG     Os autores defendem a tese de que “não existe algo como ‘manter a liderança’, a liderança precisa ser continuamente reinventada” e, hoje em dia nas empresas, “os gerentes estão gastando muito tempo com a gestão do presente e não estão dedicando tempo suficiente para a criação do futuro”. Inspirado na tese dos autores e num questionário que propõem, Conjuntura & Tendências apresenta o teste abaixo para ajudar a aferir o grau de orientação da empresa para o futuro. Basta marcar um X nos números 1 e 2 se a prática atual da empresa, em relação a cada tema, está mais próxima da descrição à esquerda; 4 ou 5 se está mais para a da direita; ou 3 se está entre uma e outra.
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