Salvem os empreendedores

“Os intrapreneurs farão a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua empresa. O custo de se perder um empreendedor é maior do que a perda de um técnico qualificado ou de um talento de marketing.”

Gifford Pinchot III, consultor americano, Revista Exame, 21.05.97

    Pode-se definir como empreendedor aquele que tem “queda” para um negócio e uma disposição diferenciada para tocá-lo para frente. É um tipo de gente especial que, quando competente, não se encontra fácil por aí. É um espécime raro.

Imagem 141.JPG     Todos os bons empresários são empreendedores mas nem todos os bons empreendedores são empresários. A questão está justamente neste ponto. Por falta de oportunidades adequadas, muitos empreendedores deixam as empresas em que trabalham e se transformam em empresários concorrentes.

    Daí, o prejuízo duplo: além de ser desfalcada em sua capacidade empreendedora, a empresa ainda ganha um concorrente que conhece por dentro seus pontos fracos. “Por cima de queda, coice”, como reza o ditado popular.

    Nesses tempos de empregabilidade (o empregado preocupar-se continuamente com o desenvolvimento dos fatores que o mantenham competitivo no mercado de trabalho), as empresas devem se preocupar, também, com o que já se começa a chamar de empresabilidade (capacidade de a empresa manter-se competitiva na atração e na manutenção dos talentos de que precisa).

imagem48.JPG

    É preciso ser criativo no trabalho de preservação dos empreendedores. Uma coisa, todavia, é fundamental: não ter receio de trabalhar com pessoas competentes e exigentes, muito menos de ser parceiro ou sócio delas.

    Em entrevista à Revista da Folha, em 24.11.96, o ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, disse uma frase que é atribuída ao presidente John Kennedy: “não trabalho com quem não seja mais qualificado do que eu”.

    Exageros de retórica à parte, num mundo empresarial extremamente competitivo, contar com o máximo de recursos possíveis é fundamental. Os empreendedores são recursos de primeira linha, exigentes como todo bom recurso mas indispensáveis.