Com a morte de Peter Drucker fica mais árido o pensamento administrativo


Peter Ferdinand Drucker nasceu em 1909, na cidade de Viena, Austria. Doutorou-se em direito público e internacional pela Universidade de Frankfurt (Alemanha) e trabalhou como jornalista econômico num jornal local antes de emigrar para Londres, em 1933, fugindo do nazismo. Em 1937 radicou-se nos EUA onde viria a ser reverenciado como o pai da administração moderna (ou o inventor da administração como área de estudo).
“Nunca precisou ser um showman para conquistar a audiência dos mais importantes homens de negócios do mundo.”
Exame, 2001
A fórmula do seu sucesso, ao longo dos 75 anos de carreira até o falecimento de causas naturais aos 95 anos, inteiramente lúcido em Claremont, cidade próxima a Los Angeles, Califórnia, foi a fecundidade e a clareza do pensamento, aliada à simplicidade da forma como expressava suas instigantes idéias.
“Ninguém como ele escrevia e pensava com tanta clareza.”
Andrew Grove, ex-presidente da Intel
Filho de um advogado e uma médica, aluna de Sigmund Freud, Drucker teve uma formação ampla e culturalmente sólida nos centros mais importante da época (Viena, Frankfurt e Londres).
“Essa sólida formação européia e humanística foi a régua e o compasso com que Drucker, anos mais tarde, arquitetaria a sua teoria da administração.”
Nelson Blecher, revista Exame, 23.11.2005
Embora festejado como futurista e responsável por importantes antecipações, Peter Drucker não gostava de ser considerado visionário.
“Eu não especulo sobre o futuro. Não é dado a mortais ver o futuro. Tudo o que se pode fazer é analisar o presente … aí podem-se aplicar as lições da História, e chegar a alguns possíveis cenários… O que afirmo é: aqui estão as realidades de hoje e suas implicações para os próximos 20 anos: e aqui estão as probabilidades baseadas nas lições da História. Tudo o mais é besteira …”
Peter Drucker
Apesar dessa reação, suas antecipações consideradas mais notáveis, entre outras de grande importância, foram: o reconhecimento de que as pessoas motivadas são essenciais para o sucesso de uma organização; que marketing e inovação são mais importantes para uma empresa que as finanças; e que o fator mais importante de nossa época é o conhecimento.
“A única maneira de uma empresa competir num mundo onde todo mundo tem acesso aos mesmos recursos, inclusive tecnologia e informação, é fazer indivíduos, que são pessoas comuns, produzirem resultados extraordinários.”
“Uma empresa tem duas e apenas duas funções básicas: Inovação e Marketing. Inovação e Marketing produzem resultados; todo o resto são custos.”
“Hoje, o recurso realmente controlador, o fator de produção, absolutamente decisivo, não é o capital, ou a terra, ou a mão-de-obra. É o conhecimento.”
Peter Drucker