A Bossa Nova faz 50 anos e reafirma a importância internacional da música brasileira


Em 2008 a Bossa Nova completa 50 anos com a comemoração do lançamento do LP Canção do Amor Demais que reuniu a voz de Elizeth Cardoso, a música de Tom Jobim, a letra de Vinícius de Moraes e o violão de João Gilberto. Mais do que um estilo musical, a Bossa Nova personificou uma época da história brasileira.

“Ela pode ser interpretada, por exemplo, como a trilha sonora de uma época, dos ‘anos dourados’, a tal ponto que virou adjetivo para o presidente Juscelino Kubitschek, para o arquiteto Oscar Niemeyer ou para a seleção de Pelé.”

Daniel Piza, jornalista, revista Continente, jan/2008

Uma época que representou uma lufada de esperança num destino afortunado para o Brasil. Saído da era Vargas, o país abria-se para o mundo com a implantação da indústria automobilística, a construção de Brasília, a arquitetura de Niemeyer, o primeiro título mundial do futebol brasileiro. O país estava emergindo da “fossa”, representada na música pelo samba “dor de cotovelo”, para um período de esperança no futuro, uma época nova, representada pelo estilo “bossa nova”. A própria expressão “nova” já dizia respeito a uma renovação de outra “bossa” surgida na década de 30, também como uma renovação do samba levada a efeito por Noel Rosa e sua geração, em meio à qual se destacava seu parceiro Vadico.

“Vadico trouxe para a música de Noel novos elementos que foram sendo incorporados aos poucos e dando um novo tom ao samba. Mais tarde, essa mistura seria batizada de ‘bossa’. Essa foi a primeira ruptura na história da MPB. (…) A segunda ruptura aconteceria mais tarde, em 1959, quando o morro conversaria com o asfalto novamente e (…) brotaria a nova bossa, a ‘bossa nova’.”

MPB Compositores, Editora Globo

A importância da Bossa Nova não se restringe à sua época de surgimento mas destaca-se pelo que promoveu no mundo em termos de divulgação do Brasil e de uma de suas mais importantes manifestações culturais que é a música popular brasileira (MPB).

“Mais do que uma simples categoria de manifestação artística, a música popular brasileira é um tipo de catalisador do pensamento e da cultura nacionais. Há muito a música foi eleita como veículo que entre nós, brasileiros, nos sentimos mais confortáveis para comunicar nossas paixões, nossas angústias, medos, ressentimentos, procuras, nossas posições políticas.”

MPB Compositores, Editora Globo

Depois que surgiu registrada em disco num feliz encontro de talentos do porte de Vinícius, Tom e João Gilberto, a Bossa Nova envolveu toda uma geração de jovens habilidosos que deram ao movimento e ao seu produto musical uma qualidade universalmente reconhecida. Um exemplo mais do que evidente da qualidade da música brasileira que passou a ganhar fama internacional e a entrar nas listas das composições mais tocadas do mundo, ainda hoje, meio século depois.

“A Bossa Nova, cantada e tocada como se deve, com toda a sua riqueza harmônica, já é um patrimônio da humanidade e assim continuará daqui a 50 anos.”

Daniel Piza, jornalista, revista Continente, jan/2008