Para obter sucesso profissional,trabalho duro é mais importante que talento

gh-7461.gif
Já na vigência da crise financeira que se abateu sobre o mercado imobiliário norte-americano, contaminou o sistema financeiro e se estendeu pela economia real do mundo, foram lançados dois livros muito interessantes sobre o sucesso, que vale a pena comentar, e eventualmente ler pelo que têm de interessante sobre o tema é pertinente a todos os que se preocupam com sua vida profissional. O primeiro deles chama-se “Fora de Série – Outliers” (Editora Sextante) de Malcolm Gladwell e o outro chama-se “Desafiando o Talento” (Editora Globo) de Geoffrey Colvin. A tese de ambos é que quando se trata de sucesso, características individuais como inteligência, talento, ambição, são condições necessárias mas, não, suficientes.

“Conheço um monte de pessoas extremamente inteligentes, enormemente ambiciosas, que nunca
se tornaram um Bill Gates.”

Malcolm Gladwell

A prática, a perseverança, o trabalho duro, o entorno e a sorte são tão ou mais importante, por exemplo, do que o talento.

“Parecem fortes as provas de que o tipo certo de prática pode transformar alguém desprovido de dons notáveis em um realizador muito melhor, até mesmo excepcional.”

Geoffrey Colvin
Gladwell chega mesmo a afirmar que a excelência em qualquer atividade requer uma prática de, no mínimo, 10 mil horas de treinamento intensivo. A seguir, um “guia prático” publicado pela revista Época (24.11.08) na reportagem sobre o livro de Gladwell que vale a pena reproduzir.

1. Não existe sucesso sem trabalho duro por toda a vida.

“O gênio que alcança glória e fortuna sem esforço é lenda urbana. Mozart, Einstein, Bill Gates: todos perfeccionistas obsessivos.”

2. O entorno é que define.

“Não existe sucesso sem apoio da família ou de uma comunidade. Um homem ou uma mulher sozinhos não vão a lugar nenhum. Isso foi verdade para Pelé e para Machado de Assis.”

3. É de pequeno que se torce o pepino, não é?

“A adversidade na infância ou a noção de valor aprendida com pais austeros é uma presença constante na história dos homens de sucesso. Mimados não vão longe, parece.”

4. A prática que produz excelência leva tempo.

“Antes de aparecer para o público, artistas, esportistas e cientistas passam anos no anonimato, construindo. Ao estourar, em 1964, os Beatles já tinham sete anos de existência e 1.200 apresentações no currículo.”

5. Tenacidade.

“Quem conhece o temperamento dos vencedores diz que eles não se abatem com facilidade. Distinguem-se por seguir em frente apesar das (inevitáveis) decepções. Lembra o sujeito que perdeu três eleições e hoje é presidente do Brasil?”

6. Conte com a sorte.

“Sem ela, na forma de circunstâncias favoráveis, a carreira poderá nunca alçar vôo de verdade. Na lista dos homens mais ricos da História há 14 americanos que nasceram na mesma década do século XIX: estavam no lugar certo e na época mais propícia da História para ganhar dinheiro.”

7. Se você trabalhar duro e tiver sorte, é provável que descubra ter talento.

“Se não se dedicar o suficiente e tudo der errado a seu redor, vai descobrir que talento não ajuda muito. Vale o mesmo para inteligência, charme, beleza, aptidão física…”