Livro As Lições de Bogotá e Medelín é lançado em Minas Gerais

 A convite do Movimento Nossa Betim, os consultores Francisco Cunha e Cármen Cardoso, sócios da TGI, lançaram no último dia 28, na cidade mineira, junto com o escritor Murilo Cavalcanti, o livro As Lições de Bogotá e Medelín. O lançamento aconteceu durante o ciclo de encontros Diálogos, promovido pelo movimento.
Em sua primeira edição, o ciclo de encontros Diálogos teve como objetivo fomentar o debate e compartilhar experiências que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida em Betim. Autores do livro, Murilo, Francisco e Carmem relataram as ações desenvolvidas pelas cidades colombianas de Bogotá e Medellín para reduzir a violência e se tornarem referências mundiais em mobilidade, segurança e soluções urbanísticas.
Para estimular o debate, foram convidados representantes de organizações não-governamentais, entidades de classe, instituições de ensino, poder legislativo, poder executivo, sociedade civil, empresas e imprensa da região metropolitana de Betim. Para esse ano, estão programadas mais duas edições do Diálogos.
Livro – As Lições de Bogotá e Medellín – do Caos à Referência Mundial relata a história de como duas cidades colombianas conseguiram, em quinze anos, reescrever sua história. Bogotá e Medellin, durante muitos anos viveram em uma profunda crise, Medellin chegou a ser considerada a cidade mais violenta do mundo. Após 15 anos de dedicação de governantes em uma gestão com participação popular ativa, o destino que parecia irreversível foi alterado. Do topo do ranking das cidades mais violentas do mundo, Medellin e Bogotá viraram referência em mobilidade, segurança e soluções urbanísticas para desenvolver o espaço público aos cidadãos.
Organizado por Murilo Cavalcanti, atual secretário de Segurança Urbana do Recife, o livro reúne textos, entrevistas, análises e visões de vários profissionais e especialistas. Além dos sócios da TGI, participaram da publicação Luiz Vieira, arquiteto, paisagista e professor da UFPE; Roberto Montezuma, arquiteto, urbanista e professor da UFPE; e Marcos Galindo, biblioteconomista e professor da UFPE.
Nossa Betim – Lançado oficialmente em dezembro de 2010, o Movimento Nossa Betim é autônomo, apartidário e aberto à participação de todos. A iniciativa pretende articular e mobilizar uma ampla aliança entre cidadãos, empresas, entidades empresariais, organizações e entidades da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa, para construir e comprometer a sociedade e os governos com um conjunto de metas para o desenvolvimento justo, sustentável e ecologicamente responsável da cidade.