IMIP comemora 10 anos da Oncologia Adulto com seminário

Em comemoração aos dez anos de funcionamento da Oncologia Adulto, o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, cliente da TGI, promoveu o seminário Oncologia de Adultos do IMIP: Uma Década de Luta e Novos Desafios. O evento foi realizado na Sala de Defesa de Tese, no térreo do Hospital Pedro II/IMIP.
O evento, realizado com o objetivo de aprofundar os conhecimentos em Oncologia e Pesquisa Clínica, contou com a presença de profissionais e estudantes da área da saúde envolvidos ou interessados em pesquisa clínica e/ou Oncologia.
A programação foi aberta no dia 15 de agosto, pela coordenadora do setor de Oncologia de Adultos, Dra. Jurema Telles, com a palestra sobre o tema principal do seminário, Oncologia de Adultos do IMIP: Uma Década de Luta e Novos Desafios.
Na sexta-feira (16), houve a apresentação de três módulos na área de Oncologia: prevenção e detecção precoce; farmaeconomia; e pesquisa. No primeiro, a Dra. Nirvana Formiga, Oncologista Clínica do Hospital AC Camargo, falou sobre Aconselhamento Genético em Câncer: aspectos práticos; e o Dr. Fábio Nasser, também do Hospital AC Camargo, sobre Rastreamento em Câncer:o que devemos orientar afinal?. Já no módulo sobre Famacoeconomia, o Dr. Glecio Mendes, Oncologista Clínico do INCA, expos sobre a Otimização dos recursos em Oncologia no SUS; e o Dr. Gustavo Fernandes apresentou o Tratamento do Tumor de Cólon.
O último módulo foi sobre a Pesquisa em Oncologia e os palestrantes falaram sobre o Papel do Patrocinador (Dr. Ed Marins), Papel do Monitor na Pesquisa Clínica (Dra. Renata Nakamura), Papel do Investigador Principal na Pesquisa Clínica (Dr. Ana Paula Ornellas de Souza Victorino) e o Papel do Coordenador de Estudos Clínicps (Dra. Débora Cristina Victorino de Azevêdo).