Instituto Dom da Paz apresenta musical infantil no Teatro Boa Vista

O Instituto de Música Dom da Paz, projeto social da Arquidiocese de Olinda e Recife apoiado pela TGI, celebra o Dia das Crianças e o aniversário de um ano de atividades apresentando o espetáculo “A Arca de Noé”, inspirado na obra homônima de Vinícius de Moraes. O musical terá apresentação única nesta quarta-feira (14), no Teatro Boa Vista, às 19h30.
Primeira grande produção do Instituto, o musical juntará músicos profissionais e 34 crianças entre quatro e 12 anos que recebem aulas de música gratuitas e integram o coro infantil do projeto social. Juntos, eles vão dançar, atuar e cantar num espetáculo inspirado no disco “A Arca de Noé”, sucesso produzido por Vinícius de Moraes e Toquinho e lançado em 1980.
Segundo Aline Lima, coordenadora pedagógica do Instituto e diretora do espetáculo, a produção foi feita totalmente por artistas pernambucanos ao longo de três meses. O espetáculo conta, ao todo, com um elenco de 41 atores-cantores e sete músicos, que farão uma releitura teatral de 13 canções memoráveis, entre elas “A Casa”, “O Pato” e “Valsa Para Uma Menininha”. “Queremos tanto apresentar esse espetáculo a crianças da nova geração como também fazer os adultos reviverem esse sucesso musical dos anos 1980”, explica Aline.
Além de celebrar o aniversário da entidade, o musical também inaugura a agenda de grandes apresentações anuais do Instituto. De acordo com a diretora, a intenção é que os beneficiários sejam protagonistas de espetáculos musicais na cidade sempre no segundo semestre de cada ano. “Desde julho temos nos preparado intensamente para comemorar o primeiro ano de vida do Instituto. Pretendemos fazer disso uma tradição, comemorando o aniversário da entidade a cada ano e apresentando a evolução de nossos alunos no aprendizado artístico”, conta Aline.
A entrada do espetáculo tem o valor simbólico de 1kg de alimento não perecível por pessoa. Os mantimentos serão recolhidos pela Comunidade dos Viventes, entidade religiosa que se encarregará de distribuí-los nas instituições de caridade do Grande Recife. Os ingressos poderão ser trocados na bilheteria do teatro a partir das 17h30 de hoje (14).
SOBRE O INSTITUTO – Em funcionamento desde agosto de 2014, o Instituto de Música Dom da Paz – Centro Suzuki de Educação é um projeto social da Arquidiocese de Olinda e Recife, gerido pela Irmandade das Almas do Recife, que promove a profissionalização e a inclusão social de crianças através da música. Atualmente beneficia 130 alunos entre dois e 12 anos de idade com aulas de violino, violoncelo, viola, teoria da música, canto coral e musicalização. A proposta da iniciativa é capacitar jovens para ingressar em cursos técnicos de música e estabelecer um coro infantil atuante na difusão cultural no Estado. O Instituto é credenciado pela Associação Suzuki das Américas (EUA) e atua como primeiro centro de referência no Método Suzuki em Pernambuco.