TGI participa de congresso sobre sustentabilidade em São Paulo

A cidade de São Paulo recebeu em outubro o 7º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo CEBDS. A TGI Consultoria marcou presença com a sócia e consultora Fátima Brayner. Considerado um dos principais eventos sobre sustentabilidade na América Latina, o Congresso focou em quatro principais temáticas: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; O papel central da educação para sociedades sustentáveis; O novo grande acordo global do clima – Riscos e oportunidades para o Brasil e suas empresas; e Crescimento X Prosperidade – novo indicador para uma nova economia.
No primeiro painel sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi discutido o conjunto de objetivos de desenvolvimento sustentável lançados no último mês de setembro pelas Nações Unidas. Esses objetivos devem orientar as politicas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Participaram do painel o presidente da reserva do Rio Negro, José Roberto Silva; a gerente de projetos do CEBDS, Ana Carolina Szklo; Claudia Lorenzo, vice-presidente de Relações Corporativas da Coca-Cola Brasil; José Eli da Veiga, professor do Instituto de Energia e Meio Ambiente da USP; e Marcelo Martinez, coordenador-geral de desenvolvimento sustentável do Ministério das Relações Exteriores.
Já no segundo painel de discussão, o tema apresentado foi O papel central da educação para sociedades sustentáveis, com a participação de Raphael Rodrigues, diretor da CEBDS; Daniel Vargas, professor da Fundação Getúlio Vargas; Maggi Krause, diretora da Fundação Victor Civita; André Barrence, sócio-diretor da plataforma de ensino Geekie; e Tião Rocha, presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento. Os palestrantes abordaram a importância de se construir uma sociedade sustentável a partir de uma sólida e bem estruturada rede de parcerias, integrando governos, empresas, sociedade civil, instituições acadêmicas. Foi ainda discutido a forma tradicional de ensino e a importância de uma abordagem mais holística para a educação, permitindo a aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários à formação de um cidadão sustentável.
O novo grande acordo global do clima e os riscos e oportunidades para o Brasil e suas empresas foram os temas discutidos no terceiro painel do Congresso com o presidente da We Mean Business, Nigel Topping; a jornalista do Valor Econômico, Daniela Chiaretti; o presidente da Siemens do Brasil, Paulo Stark; o diretor de Operações do WBCSD; Marina Grossi, presidente da CEBDS. Na pauta, os efeitos das crises da economia global, dos alimentos e da energia que ainda são sentidos no mundo. As consequências da mudança do clima estão apenas começando e entendem que estes problemas não são acidentes da natureza ou resultados de um fenômeno fora de nosso controle. A Discussão fundamental é sobre os mecanismos que poderão ser utilizados para combater as emissões de CO2.
E no quarto e último painel Crescimento X Prosperidade – novo indicador para uma nova economia com Denise Hills, superintendente de sustentabilidade e negócios inclusivos do Itaú Unibanco; Justine Bell, gerente sênior do Climate Bonds Initiative; Maria Lettini, diretora associada do Principles for Responsible Investment (PRI); Philippe Joubert, assessor sênior do WBCSD; Tomas de Lara, co-lider do Sistema B Brasil; e Vania Somavilla, diretora executiva de recursos humanos, saúde e segurança, sustentabilidade e energia da Vale.
Assim como no resto do planeta, o Brasil tem enfrentando grandes desafios. O debate do quarto painel levantou algumas questões chave sobre a questão da governança das grandes empresas, que em ultima instancia remete para a impossibilidade de manutenção do padrão atual de produção. Como exemplo foi discutido o caso da Volkswagen.