Francisco Cunha fala sobre mobilidade urbana em palestra para advogados

A convite do advogado Gustavo Costa, do escritório Cavalcanti, Costa e Maranhão Advogados, o sócio da TGI, Francisco Cunha, ministrou palestra, no dia 14 de abril, na sede da empresa de advocacia, sobre o tema “Mobilidade Urbana: Crise e Perspectivas”. No encontro o consultor abordou o esgotamento do sistema atual, modelo de financiamento, particularidades de Pernambuco e perspectivas dentro deste cenário.
Um dos focos do debate foi a importância de se investir em faixa azul e corredores de BRT. Segundo Cunha, existem estudos que dizem que os ônibus chegam a ganhar de 50% à 60% de velocidade em seus trajetos quando existe a faixa especial.
Outro ponto importante abordado pelo consultor foi a necessidade de repensar a forma de financiamento do transporte público. O formato utilizado hoje, através apenas das tarifas, não torna possível cobrir todas as despesas referentes ao setor.   Por fim, Francisco Cunha defendeu a valorização da calçada, importante ferramenta para a mobilidade do pedestre, e o investimento em ciclovias.