Prefeito Geraldo Julio participa de reunião da Rede Gestão


A reunião do mês de outubro da Rede Gestão contou com a visita do prefeito da cidade do Recife, Geraldo Julio. No evento, que aconteceu na sede da TGI, Geraldo apresentou dois programas de destaque da sua administração: o Compaz e o Mais Vida nos Morros, que têm como objetivo promover políticas eficazes de segurança com base na cultura de paz e na mobilização cidadã.
Premiado por instituições como a Oxfam Brasil e o Programa Cidades Sustentáveis, o Compaz tem como objetivo atender comunidades carentes oferecendo atividades culturais, cursos profissionalizantes e outros serviços, com duas unidades: uma no bairro do Cordeiro e outra no Alto Santa Terezinha, prestando assistência a pessoas de todas as idades.
“Cada um desses ambientes foi discutido com a comunidade e, por isso, os moradores atendidos têm um sentimento de pertencimento e cuidado em relação aos centros”, afirmou o prefeito. Geraldo Julio ainda destacou a cultura de paz como sendo o norte para o funcionamento do projeto. “Muita gente no Brasil prega a violência, achando que isso vai trazer alguma cidadania para as nossas cidades, mas o nosso programa parte do princípio de que nada justifica a violência e que a educação é o caminho para a paz”, disse.
Atualmente, o Compaz oferece cinco mil vagas de qualificação profissional e tem parcerias com a iniciativa privada, para cursos e oportunidades de trabalho. Já o Mais Vida nos Morros nasceu de uma história vivida pelo próprio prefeito que, segundo ele, mostrou que o engajamento da comunidade nas obras do seu bairro são essenciais para a manutenção da ordem, limpeza e revitalização dos espaços.
“Estive em uma comunidade e um dos moradores me pediu para que eu tirasse o lixo de um espaço que estava abandonado. Fizemos esse serviço e, ao retornarmos ao local, percebi que o lixo havia voltado, os moradores continuaram a jogar detritos por lá. Foi aí que tivemos a ideia de engajar a comunidade para transformar aquele lixão em uma praça para eles e seus filhos. A partir daí, criamos o programa para ampliar a ideia em outras comunidades”, contou.
O Mais Vida nos Morros tem como objetivo “transformar os espaços degradados em lugares vivos e dinâmicos, através da participação das pessoas e de oficinas de cocriação, onde os moradores desenham e idealizam os projetos que desejam implantar nas suas comunidades. “Não é a prefeitura que faz, os moradores é que se engajam e isso representa baixo custo e alto impacto”, explicou Geraldo, durante a reunião.
Para o prefeito, o caráter popular e democrático dos dois programas garantiram o sucesso do Compaz e do Mais Vida nos Morros. “Se o governo não ouve a população, não tem como projetos como esses darem certo. O poder público deve ter relevância na vida das pessoas, para reduzir as desigualdades”, finalizou.