Otimismo com pé no chão

    As perspectivas empresariais para 1995 são muito melhores do que as registradas há um ano em relação a 1994, se comparados os resultados da Pesquisa Empresas & Empresários.
PIZZA.JPG
    Quando perguntados sobre o porquê dessas previsões, os empresários pesquisados responderam:
para 1994
    A comparação dos conteúdos das principais expectativas evidencia uma mudança significativa de natureza, de um ano para o outro. Enquanto para 1994 as expectativas de bom desempenho baseavam-se, principalmente, em fatores de ordem interna às empresas; para 1995 as expectativas baseiam-se em fatores exclusivamente externos.

    Não é razoável imaginar que basta a economia estabilizar-se para as empresas melhorarem. Pelo Contrário, estabilidade exige grande atenção com o mercado e com custos enxutos. E esta preocupação não tem sido, ao longo dos últimos anos, lugar comum no mundo dos negócios. Mesmo porque, a instabilidade não deixava isto claro…

    Daí que, as boas perspectivas de estabilidade econômica não significam, necessariamente, garantia de prosperidade para as empresas.
    O otimismo quanto ao país não pode deixar de ser acompanhado de um realismo muito frio quanto às necessidades de aperfeiçoamento da gestão das empresas, no que diz respeito à qualidade dos produtos, aos custos fixos e à motivação e engajamento do pessoal.

Deixe um comentário