Problemas em oportunidades

     O estrategista francês Michel Godet, em seu livro “Prospective et Planification Stratégique” (Editora Economica, 1985, Paris), chama a atenção para o fato de que no idioma chinês a palavra crise é constituída de dois ideogramas: um significando perigo o outro oportunidade.
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     Este fato, de conhecimento milenar, é de grande importância na orientação do funcionamento cotidiano das empresas e organizações de um modo geral, nessa época de crise competitiva onde estão em jogo a sobrevivência e o crescimento.
     É possível entender que se problemas são, por um lado, inevitáveis e próprios da natureza humana pois se originam dos conflitos, contradições e diferenças que constituem a singularidade das pessoas e das organizações no ambiente de trabalho e concorrencial; são, por outro lado, essenciais como indicadores de direção das mudanças necessárias.
     Um caso que já pode ser considerado clássico, no ambiente empresarial brasileiro, de transformação de um problema em oportunidade, é o da cerveja Kaiser.
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      Esse, como outros, é um exemplo de que há, em toda crise, em todo problema, uma dimensão produtora de mudanças para ser aproveitada. É uma vertente que, quando não dramatizada, transforma-se em oportunidade de sair da dificuldade e avançar.
     Na prática do planejamento estratégico uma pergunta é obrigatória: como transformar esse (qualquer) problema em oportunidade?

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