A Rodoviária Metropolitana Ltda (Operadora do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, 36 linhas, 241 veículos, 2.600.000 passageiros transportados por mês, 1.052 funcionários) conseguiu um feito inédito: conquistou o 1º Prêmio de Qualidade da Associação Nacional de Transportes Públicos. Guardadas as proporções, este fato equivale, no setor, à conquista da 1ª Copa do Mundo por uma seleção nacional de futebol.
Por isso, o Conjuntura & Tendências abre o espaço de uma edição especial para destacar o feito. A TGI acompanha de perto o esforço da Metropolitana (da qual é parceira no aperfeiçoamento da gestão empresarial estratégica) na sua busca persistente pela qualidade dos serviços e do funcionamento interno.
Dentre as várias ações componentes deste esforço, três merecem destaque pela função estruturadora que têm no processo instalado de melhorias contínuas da qualidade.
Acompanhamento semanal da empresa pelo Conselho de Gestão (Diretoria e Gerentes das áreas de Operação, Planejamento, Manutenção e Administração, num total de 6 integrantes).
Planejamento estratégico anual da empresa, com revisão semestral e acompanhamento mensal (desempenho financeiro do período passado, prioridades estratégicas de cada área e medidas preventivas para o período futuro), realizado pelo Conselho Ampliado de Gestão (Diretoria, Gerentes, Chefes e Supervisores, com 25 integrantes).
Acompanhamento semanal de cada área, com a participação de Gerentes, Supervisores e Encarregados.
Estabelecimento da Linha como unidade básica do negócio da empresa, onde os operadores (motoristas, cobradores e líderes de terminal) têm função empreendedora e responsabilidade sobre o desempenho e os resultados.
Participação nos resultados da empresa, com base no atingimento de metas estabelecidas semestralmente, para todos os funcionários, de acordo com a avaliação do desempenho de cada um.
A partir de 1998, a participação nos resultados será atrelada ao desempenho de cada unidade de negócio, recebendo mais os integrantes das linhas que tiverem maior rentabilidade e melhor avaliação dos clientes.
A Rodoviária Metropolitana tem consciência de que a conquista do Prêmio ANTP de Qualidade/97 é um estímulo para avançar no caminho traçado. Um caminho difícil mas possível, sintetizado pelo pensamento de sua Diretora Executiva, Niege Chaves Rufino Ferreira:
“Lutamos para construir uma empresa que seja uma referência para os seus clientes e para quem nela trabalha. Uma empresa que tenha mais empreendedores que empregados. Uma empresa que seja lucrativa, remunere o capital investido e divida uma parte de seus resultados com os empreendedores que ajudaram a produzí-los. Em suma, uma empresa onde valha a pena investir e onde valha a pena trabalhar.”