Uma empresa certificada

Imagem 149-1.JPG    A Transbank Segurança e Transporte de Valores, empresa coligada do Grupo Nordeste Segurança, originário de Pernambuco, acaba de receber o Certificado ISO 9002, outorgado pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, de São Paulo, para o sistema de qualidade desenvolvido e implantado na área de Prestação de Serviços de Apoio Operacional às Redes de Auto Atendimento Bancário. É a primeira empresa de transporte de valores no país a se certificar nesta categoria.
    Por isso, o Conjuntura & Tendências abre espaço para destacar este feito notável, como já fizera quando a Rodoviária Metropolitana conquistou o 1ºPrêmio de Qualidade da Associação Nacional de Transportes Públicos, em agosto/97. A TGI Consultoria em Gestão acompanha de perto o esforço do Grupo Nordeste Segurança e da Transbank (dos quais é parceira no processo do aperfeiçoamento da gestão empresarial estratégica) na busca persistente pela competitividade num mercado concorrido, pelo crescimento, pela implantação de uma gestão profissionalizada e eficaz, bem como pela consolidação de uma prestação de serviços “classe mundial.”
    A Transbank funciona desde 1991, quando o Grupo Nordeste Segurança, atuando há 27 anos no setor de segurança no Nordeste do Brasil (hoje está presente, na região, da Bahia ao Ceará), resolveu, com o know how que já possuía em transporte de valores e em associação majoritária com a ICM (empresa pernambucana) e a SITESE (empresa paranaense), atuar, também, no mercado paulista.
    A história da Transbank demonstra o acerto desta decisão. Hoje, a empresa atua com 93 carros-forte, transportando valores para bancos e empresas no estado de São Paulo, com filiais em São José dos Campos, Campinas e Santos. Em janeiro/98, já estará atuando, também, no Rio de Janeiro.
    A decisão de buscar a certificação pela ISO 9002 foi para sedimentar os processos de gestão e de prestação dos serviços, buscando equipará-los aos praticados pelas melhores empresas do mundo.
    A ISO série 9000 é o padrão mundial, adotado como norma em mais de 120 países, para os processos de qualidade (garantia mínima), estabelecido pela International Standards Organization, baseada em Genebra, Suíça. É aplicável a todos os tipos de negócio, no conjunto da empresa ou em parte dela. A Norma 9002, especificamente, trata do modelo para garantia da qualidade em produção, instalação e serviços associados. A certificação é feita por uma instituição credenciada (como a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, uma das mais conceituadas do país), depois de criteriosa auditoria.
Imagem 149-2.JPG    Esta certificação exige um trabalho duro e persistente de padronização, no caso da Transbank coordenado pelo Superintendente Geral (Marcos Tótoro), pelo Superintendente Operacional (Guilherme Samuel) e pelo Superintendente Comercial (Claudio Cobra); e supervisionado pela Diretoria do Grupo Nordeste (Hilson de Brito Macêdo, Presidente; Zélia Freire Macêdo, Vice-Presidente; Paulo Sérgio Macêdo, Diretor Geral; Hilson Macêdo Filho, Diretor de Operações; e Paulo Otávio Macêdo, Diretor de Controle) e pelos Diretores Severino Mendonça (ICM) e Alberto Lupo (SITESE).
    A certificação da Transbank é um exemplo da capacidade de enfrentar os desafios de mercado e de aproveitar as oportunidades com competência e seriedade.

Deixe um comentário