E o governo não decola

Depois que a situação da economia parecia melhorar, afastando os temores mais apocalípticos produzidos nos últimos meses, depois que a CPI dos Bancos parecia rumar por um caminho menos espalhafatoso e mais conseqüente, o presidente aparece envolvido em telefonemas comprometedores e mais uma crise se superpõe à outra, paralisando tudo.

Continue lendoE o governo não decola

Um gênio do marketing

Theodore Levitt, em seu famoso artigo, o clássico "Marketing Myopia" de 1960, chama a atenção para um fato até hoje, entre nós, muito pouco levado em conta, pelo menos coinscientemente . Ele considera Henry Ford, o criador da indústria automobilística, um gênio do marketing e, não, um gênio da produção, como é comumente citado.

Continue lendoUm gênio do marketing

Vista cansada em marketing

Em 1960, Thedore Levitt escreveu um artigo na Harvard Business Review, intitulado "Marketing Myopia" que se tornou um clássico e inaugurou a era do Marketing como o conhecemos atualmente. A tese que defendia, às vésperas de completar 40 anos de enunciada, por incrível que pareça, permanece, ainda hoje, original, embora muito menos aplicada do que deveria.

Continue lendoVista cansada em marketing

Um governo em crise permanente

Já no meio do seu quinto mês de mandato, o segundo governo FHC ainda não disse a que veio e mergulha em mais uma crise. Primeiro, a declaração de moratória do governador Itamar Franco, jogando gasolina na foqueira da desconfiança, depois a desvalorização atabalhoada da moeda e os mais negros cenários para a economia em 99. Quando começa a retomar a iniciativa política, a colher os frutos da renegociação do acordo com o FMI e da melhoria dos cenários econômicos, com a não confirmação das previsões catastróficas, desaba-lhe sobre a cabeça a CPI dos Bancos.

Continue lendoUm governo em crise permanente

O futuro da empresa familiar

"O grande desafio com que se deparam os fundadores é assegurar a continuidade de sua obra por meio de uma gradativa separação entre capital e gestão. E isso deverá ser feito pelos seus herdeiros." Renato Bernhoeft, no capítulo "Desafios e Oportunidades das Sociedades Familiares", do livro "Empresas Familiares Brasileiras Perfil e Perspectivas", coordenação de Ives Gandra da Silva Martins, Paulo Lucena de Menezes e Renato Bernhoeft, Negócio Editora, 1999, São Paulo

Continue lendoO futuro da empresa familiar