Delfim Netto otimista

Antônio Delfim Netto, 70 anos, deputado federal pelo PPB-SP, ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento foi, desde o início do Plano Real, o mais contundente e sistemático crítico do que chamava "armadilha da estabilização" e se traduzia por: câmbio valorizado, juros astronômicos e exportações deprimidas que impediam o país de crescer a taxas de 6% ao ano para atender a demanda por empregos e combater o déficit público com o aumento "sadio" da arrecadação de impostos, não com a ampliação da já alta carga tributária. O registro de sua crítica vem sendo feita pelo Conjuntura & Tendências desde 1996 (ver números 68, 84 e 121).

Continue lendoDelfim Netto otimista

Excesso de pessimismo?

A respeito do Conjuntura & Tendências 236, intitulado "Crise de Credibilidade", alguns leitores manifestaram a opinião de que estava excessivamente pessimista quanto às perspectivas do segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. Diante dessas avaliações vale a pena alguns comentários.

Continue lendoExcesso de pessimismo?

Ninguém compra seu produto

Parece uma coisa óbvia, mas não é. Apesar de todos os especialistas em marketing sempre repetirem isso, a questão não é muito bem considerada no dia-a-dia das empresas, sobretudo naquelas onde não há a prática de anunciar os produtos e, portanto, não se conta com o apoio regular de uma agência de propaganda.

Continue lendoNinguém compra seu produto