Circulando desde março de 1994, o Conjuntura & Tendências, a partir deste número 300, muda mais uma vez. Para usar uma linguagem do momento, recebe um upgrade. Adquire um nome e uma marca personalizados, muda o layout e ganha um site próprio na Internet. Tudo para oferecer um serviço melhor aos seus leitores.
Primeiro faxpaper (informativo remetido por fax) do gênero no país, o Gestão Hoje – Conjuntura & Tendências passa, a partir de agora, a funcionar como uma newsletter, incorporando o que há de mais atualizado em termos de mídia interativa, sem perder as características que o fizeram tão bem aceito durante esses quase sete anos de circulação.
A pesquisa periódica de avaliação junto ao universo dos leitores aponta números que envaidecem: 96% de ótimo/bom e uma nota média de 8,71. As características mais espontaneamente apontadas são: atualidade, pertinência, ‘sintonia com os acontecimentos’ (destacadas por 60% dos entrevistados); e clareza, objetividade, leveza, ‘fácil entendimento’ (20%).
A mudança preserva a identidade básica do informativo, presente desde o primeiro número: uma página de informação gerencialmente relevante por semana. E acrescenta, além do aperfeiçoamento do formato, um serviço adicional: o leitor pode acessar o site (se receber por e-mail pode fazer isso apenas com um ‘click’) e dispor de uma base de dados para pesquisa com o melhor já publicado, além de poder emitir sua opinião ou dar sugestões on-line.
Interatividade é a nova palavra de ordem dessa nossa era da informação. O Gestão Hoje incorpora essa dimensão às suas possibilidades.
A partir de agora, o novo site pode ser acessado pelo leitor que encontrará disponíveis os dez últimos números, em português e em inglês; poderá consultar resumos dos números anteriores; terá como resgatar todas as frases citadas, desde o início do informativo, por número e autor; poderá fazer sua avaliação, comentar e sugerir o que achar conveniente.
Com o recurso interativo do site próprio o leitor poderá, por exemplo, sempre que o assunto permitir, ter acesso, nos novos números do Gestão Hoje, através de referências feitas no texto, a tudo que já foi produzido anteriormente sobre o tema. E isto é apenas o começo. Muito mais poderá ser feito à medida que o novo recurso for sendo utilizado pelo leitor.
Toda mudança realizada foi, justamente, com este objetivo: disponibilizar os mais modernos recursos hoje acessíveis pela Internet para permitir ao leitor tirar o máximo de proveito da informação que recebe.
Mudamos, portanto, para melhor, aperfeiçoando o que deu certo, e, deste modo, assumindo o compromisso de, ao mesmo tempo, nos manter fiés aos nossos princípios.
“As marcas precisam mudar sempre (taticamente) para continuarem sempre (estrategicamente) as mesmas.”
Alexandre Gama, presidente da Neogama Comunicação, Valor Econômico, 26.09.2000
Acreditamos nisso e esperamos continuar contando com o prestígio que nos têm conferido os leitores, nosso maior patrimônio. Um grande abraço a todos!