Para além das turbulências,2002 deve ser melhor que 2001

2001, "o ano em que vivemos em perigo", mesmo já perto do final, ainda é capaz de surpreender: explode a tensão social na Argentina e a revolta popular força a renúncia do ministro Cavallo e do presidente De la Rúa. Uma constatação óbvia: a corda foi esticada além da conta e partiu-se. O custo de não desvalorizar o peso, fixo ao dólar há mais de 10 anos, ficou alto demais.

Continue lendoPara além das turbulências,2002 deve ser melhor que 2001

A importância da educaçãopara o desenvolvimento do país

Um aspecto surpreendente da pesquisa realizada pela TGI junto a 270 empresários e executivos participantes do lançamento da sua Agenda 2002 (ver resultados no site www.tgi.com.br) foi o fato de a educação ter sido apontada como principal prioridade a ser adotada pelo próximo presidente da República.

Continue lendoA importância da educaçãopara o desenvolvimento do país

Os efeitos psicológicos dacrise e as perspectivas de reversão

O ano de 2001 começou como o mais promissor da era do real. A síntese que se convencionou fazer para as previsões para o ano no final de 2000 foi a de que, pela primeira vez em 50 anos, o PIB cresceria mais que a inflação (5% contra 4%).

Continue lendoOs efeitos psicológicos dacrise e as perspectivas de reversão

Autoridade ecompetitividade

Passada a data comemorativa da Proclamação da República (até há alguns anos um dia também dedicado à votação e, portanto, o dia por excelência do exercício da democracia representativa), vale aproveitar a oportunidade para alguns comentários sobre o exercício da autoridade como elemento-chave para a vida social e organizacional e, sua hipertrofia, o autoritarismo, como elemento pernicioso à competitividade.

Continue lendoAutoridade ecompetitividade

Delegar para fugirdo "perfil do enfartado"

Dois dos maiores consumidores de tempo de quem tem responsabilidade executiva são o detalhismo e o perfeccionismo. E é natural que seja assim, afinal é muito difícil ter-se uma coisa bem feita sem que tenha sido cuidada nos detalhes e, naturalmente, isso consome tempo. Kerry Gleeson, autor do bem cuidado livro "O Programa de Eficiência Pessoal - Como se Organizar para Produzir Mais em Menos Tempo!" (Makron Books, São Paulo, 1997), dá um depoimento interessante:

Continue lendoDelegar para fugirdo "perfil do enfartado"

A voz do Brasilcomeça a ser ouvida

No discurso que fez, em francês, na Assembléia Nacional da França, a semana passada, o presidente Fernando Henrique Cardoso, recebeu, ao final, uma ovação nunca concedida a um chefe de estado estrangeiro. Mais de um minuto e meio de aplausos, além de nove interrupções, durante o discurso de 15 minutos.

Continue lendoA voz do Brasilcomeça a ser ouvida

O essencial em estado bruto:a arte popular dá lição de marketing

Já que a trégua não se dá nos campos de batalha, onde continuam a se desenrolar tanto o conflito bélico quanto o psicológico, agora com a suspeita, relatada pelo jornal The Washington Post, de que os atentados bacteriológicos tenham também sido praticados por extremistas norte-americanos, o Gestão Hoje dá sua trégua para falar de um assunto de interesse das empresas: marketing.

Continue lendoO essencial em estado bruto:a arte popular dá lição de marketing