No Gestão Hoje anterior (número 308) foi abordado o tema do medo de pensar no pior como uma importante barreira para que pessoas e empresas façam o que precisa ser feito. Pela importância do tema (medo), este número se dedica a uma complementação em forma de pequena antologia de frases sobre o assunto.
Ter medo (do desconhecido, do futuro, dos inimigos, da concorrência, da morte etc.) é uma das características humanas mais marcantes e inevitáveis.
“É por isso que somos obcecados pelo futuro. Temos medo dele.”
Clemente Nóbrega, Diretor de Marketing da Amil
Não há como escapar do medo e mesmo os que dizem o contrário não convencem. Seja o político histriônico dizendo na frente das câmeras de TV: “medo foi uma palavra que papai do céu não escreveu no meu dicionário”. Seja a própria frase original, de muitíssimo melhor qualidade, atribuída ao ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a qual, visivelmente, o citado político plagiou: “Deus poupou-me o sentimento do medo”. A própria coragem, é importante não esquecer, não significa eliminação do medo.
“Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo.”
Mark Twain, 1835-1910, escritor norte-americano
O medo, natural e inescapável, todavia, não pode nem deve constituir-se numa justificativa para a paralisia, sobretudo um tipo muito comum de medo que é o medo de errar. Paradoxalmente, muitos erros são cometidos em decorrência do medo de errar.
“O pior erro que você pode cometer na vida é ficar o tempo todo com medo de cometer algum erro.”
Elbert Hubbard, 1856-1915, escritor norte-americano
Superar o medo de errar tem a vantagem de favorecer o aprendizado. Como é impossível não errar, o eventual erro ajuda a não repeti-lo.
“O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.”
Franklin D. Roosevelt, ex-presidente dos EUA
Quem não quer errar não tenta, nem arrisca. Por isso, o medo de errar é irmão gêmeo de um outro tipo de medo especial que é o medo de ousar de ir além, de inventar, de criar. Sobretudo quando se trata da atividade empresarial empreendedora.
“O medo de ousar, ser agressivo ou inovar fechou mais empresas do que a ousadia.”
Júlio Ribeiro, publicitário brasileiro
A questão essencial, portanto, em relação ao medo, não é querer eliminá-lo (intenção, de resto, impossível de concretizar) mas, sim, tentar superá-lo, ir além dele, evitando ficar refém do sentimento e bloqueado para a ação. Para finalizar, vale a pena relembrar o belo verso do poeta:
“O medo aumenta o perigo e diminui os homens.”
Alberto Cunha Melo, poeta pernambucano