O que ainda terá que ser feito paraevitar que 2004 seja mais um ano perdido
Para diminuir a vulnerabilidade externa e evitar ficar refém da anunciada alta dos juros dos EUA, a economia brasileira precisa...
Para diminuir a vulnerabilidade externa e evitar ficar refém da anunciada alta dos juros dos EUA, a economia brasileira precisa...
Não, o pior não passou ainda. Apesar da grande melhora dos indicadores macroeconômicos brasileiros em 2003, a vulnerabilidade externa do país continua grande. Por si só, essa fragilidade torna temerária a crença de que o caminho do crescimento está todo livre em 2004.
Mesmo antes de assumir o governo, o staff do candidato eleito Lula sabia que a sobrevivência política do primeiro governo federal do PT estava intimamente relacionada à vitória sobre a inflação em 2003.
Faltando menos de um mês para completar o primeiro dos seus quatro tempos, pode-se dizer que, pelo menos do ponto de vista econômico, o governo Lula começa ganhando o jogo. Com um placar apertado, mas ganhando.
Bem ao contrário do que o senso comum acostumou-se a exaltar, não são as pessoas - "o ser humano" - que fazem acontecer as mudanças nas organizações. São os grupos, ou seja, as pessoas organizadas e trabalhando em equipes. Isoladas, elas pouco podem, por melhor, mais dotadas ou bem intencionadas que sejam.