Do jeito que está é melhor vender aempresa e aplicar no mercado financeiro

Conforme foi comentado no Gestão Hoje da semana passada (número 475), é muito árdua a luta pela sobrevivência empresarial no Brasil em razão, principalmente, da elevadíssima carga tributária (próxima de 40% do PIB, uma das maiores do mundo) e a maior taxa básica de juros do planeta.

Continue lendoDo jeito que está é melhor vender aempresa e aplicar no mercado financeiro

Impostos e juros mais altos do mundoestimulam informalidade absoluta no país

Esse pequeno caso verídico chama a atenção para um aspecto cruel da nossa realidade econômica e social: o avanço inexorável da informalidade (e de sua irmã gêmea, da pesada, a contravenção) como esdrúxula forma de "proteção" contra os custos exorbitantes da atividade produtiva formal.

Continue lendoImpostos e juros mais altos do mundoestimulam informalidade absoluta no país

Se é um problema fácil,não devia ter chegado até o gerente

Diante das grandes atribulações da vida moderna, as pessoas tendem a se queixar da quantidade e da qualidade dos problemas que têm que resolver. De qualquer pessoa pode-se ouvir sem contestar essas reclamações, menos do gerente, aquele que tem responsabilidade de liderança numa organização.

Continue lendoSe é um problema fácil,não devia ter chegado até o gerente

Governo no inferno astral:escândalo político e PIB negativo

Nas últimas semanas, o governo parece que entrou numa espécie de inferno astral de onde não está fácil sair. Tudo começou quando surgiu nas telas um vídeo no qual um graúdo assessor parlamentar da Casa Civil (na época presidente da Loteria do Rio de Janeiro), homem de confiança do super ministro José Dirceu, pede a um declarado contraventor do jogo do bicho ajuda financeira para candidatos do PT e, de troco, uma parte para si mesmo. Em contrapartida, oferece facilidades numa concorrência pública.

Continue lendoGoverno no inferno astral:escândalo político e PIB negativo