Chegar ao número 600 de sua newsletter semanal é algo que deixa a TGI Consultoria em Gestão mais do que satisfeita, com o reconfortante sentimento do dever cumprido.
Desde março de 1994 foram 32 edições experimentais não numeradas e, a partir de janeiro de 1995, 600 numeradas até hoje. São 12 anos e meio de informações sistematizadas e atualizadas sobre temas relevantes para a moderna gestão empresarial. Tudo com o objetivo de poupar tempo ao leitor, facilitando-lhe o acesso a informações comentadas sobre temas em destaque, no Brasil e no mundo, com interesse para a gestão.
Desde sua origem, o Gestão Hoje (com o nome original de Conjuntura & Tendências) caracterizou-se pela atualização. Foi o primeiro fax-paper (informativo em forma de fax) do país. Em 13.11.2000, ao chegar ao número 300, consolidou o nome definitivo, inaugurou o seu site exclusivo e transformou-se em newsletter eletrônica remetida aos assinantes na forma de webmail semanal. Agora, ao chegar ao número 600, prossegue com a tradição inovadora e transforma-se em blog.
“Um weblog ou blog é um página da web cujas atualizações (chamadas de posts) são organizadas cronologicamente.”
http://www.wikipedia.org/
A palavra tem uma origem curiosa, como quase tudo na web, que remete a um misto de brincadeira e acaso.
“A palavra parece ter surgido pela primeira vez em 1997, quando o internauta John Barger chamou seu diário pessoal na rede de ‘weblog’, algo como ‘registro na web’. Em 1999, outro navegante resolveu fazer uma brincadeira. Quebrou o termo em dois, para gerar o trocadilho ‘we blog’, ou ‘nós blogamos’. Aí a palavra ‘blog’ pegou. Tornou-se sinônimo de qualquer diário ou registro mantido na internet.”
Revista Época, 31.07.2006
Depois desse início meio tímido, os blogs se transformaram num fenômeno impressionante que cresce a cada segundo.
“O tamanho da blogosfera é impressionante. O número de blogs em todos os idiomas é hoje 60 vezes maior do que era há três anos e já ultrapassou a marca de 40 milhões de páginas (…) são criados 75 mil blogs por dia. Isso dá uma média de um novo blog por segundo. Há um blog para cada 25 pessoas on-line (…) 57 milhões de internautas dos Estados Unidos lêem blogs diariamente. Eles são abastecidos por cerca de 1,2 milhão de novos conteúdos por dia, ou uma média de 50 mil por hora. No Brasil, dos quase 20 milhões de internautas, estima-se que algo como 25% vasculhem blogs todo dia em busca de informação ou entretenimento.”
Revista Época, 31.07.2006
Esse crescimento todo se dá sobre a base dos blogs pessoais. Os blogs institucionais são poucos ainda. É, justamente, nesta categoria que se situará o blog do Gestão Hoje. Nesta condição, a newsletter da TGI, além de continuar sendo remetida semanalmente por e-mail para os leitores, agora com novo layout, estará disponível no seu site-blog ( www.gestaohoje.com.br), aberto aos comentários públicos dos assinantes e leitores. Trata-se de mais uma atualização às exigências da contemporaneidade. Bom proveito aos leitores!
Parabéns pelo blog e pela edição número 600.
Um abraço,
Nelson
Chico,
Parabéns pela iniciativa de tornar o Gestão Hoje um Blog. Tenho certeza que esse ponto de compartilhamento de opiniões só tem a acrescentar ao público do GH.
Grande iniciativa!
Com certeza esse Blog será uma ferramenta mais efetiva para a transmissão de informações do que a utilização de uma newsletter.
Sou assinante da newsletter a pouco tempo e desde sempre achei que abrir espaço para comentários iria agregar muito valor ao conteúdo que produzem.
Grande abraço!
Boa idéia,
Parabéns Chico, equipe TGI e Cartello !
Chico, como você mesmo diz: \”Já está péssimo!\”
Sucesso !