Confirmando a lógica eleitoral no Brasil, depois da introdução do instituto da reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva foi aprovado no “plebiscito de meio de mandatoâ€?, com a ajuda da economia e da queda da miséria (ver a propósito GH/605 e GH/606). O acidente de percurso que levou ao segundo turno deveu-se mais ao descuido da situação do que à competência da oposição (ver a propósito GH/607).

Continue lendo

Tanto as privatizações quantoo Bolsa-Família são bons para o país

Diz a sabedoria popular que em se tratando de futebol, religião ou política, nenhuma discussão termina bem. Até em mesa de restaurante, cujos freqüentadores diários prezam a tranqüilidade do convívio, existe a determinação (no restaurante Gula Gula, Rio de Janeiro, de acordo com o site www.gulagula.com.br):

Continue lendoTanto as privatizações quantoo Bolsa-Família são bons para o país

Eleição divide o país em dois:Norte contra Sul e pobres contra ricos

Além de possibilitar uma melhor visão das principais intenções dos candidatos à presidência da República, o segundo turno está deixando evidente um fenômeno que não ficou muito claro no primeiro: a divisão do país em duas partes bastantes distintas.

Continue lendoEleição divide o país em dois:Norte contra Sul e pobres contra ricos

Primeiro debate mostra que ademocracia ganhou com o 2o. turno

Passado o primeiro turno das eleições 2006, chama mais uma vez a atenção a impressionante magnitude da mobilização popular, comparada com a normalidade do pleito, tudo sem incidentes registrados. Um verdadeiro exercício bem sucedido de democracia representativa que, inclusive, dá exemplo para o mundo desenvolvido sobre rapidez e lisura da apuração. Antes da meia noite do dia da votação os resultados do pleito já haviam sido anunciados.

Continue lendoPrimeiro debate mostra que ademocracia ganhou com o 2o. turno

2º turno oferece oportunidade paradebate de propostas entre candidatos

Deu zebra. Contrariando as tendências dos últimos meses e a vantagem acumulada pelo candidato à reeleição, em razão do desempenho da economia (ver GH/605) e da queda da miséria (ver GH/606), a eleição presidencial foi para o segundo turno. Contra as previsões de todos, inclusive as do próprio presidente.

Continue lendo2º turno oferece oportunidade paradebate de propostas entre candidatos