Apenas voluntarismo não bastapara garantir o crescimento sustentado

Depois de reeleito, o presidente Lula partiu logo em direção ao objetivo correto: a retomada do crescimento econômico sustentado, coisa que o país não vê há 25 anos. Nesse período, o crescimento médio esteve em torno de 2,5% ao ano, muito longe, portanto, dos mais de 4% ao ano de que o país precisa só para incorporar o contingente de novos entrantes anuais no mercado de trabalho. O problema é que o presidente, apesar de ter estabelecido o objetivo certo, não tem conseguido definir o caminho adequado para alcançá-lo.

Continue lendoApenas voluntarismo não bastapara garantir o crescimento sustentado

Desorganização do tráfego aéreo émais uma conseqüência da falta de crescimento

Depois do acidente envolvendo o avião da Gol e o jato executivo Legacy, em que morreram os 154 ocupantes do avião de carreira, foi exposta uma realidade sobre o controle do transporte aéreo no país que era do desconhecimento de todos, sobretudo daqueles que o utilizam com regularidade. A respeito do assunto e relacionando-o com a situação do setor público no Brasil, o jurista e professor aposentado da Faculdade de Direito da USP, Fábio Konder Comparato escreveu um artigo exemplar que merece citação.

Continue lendoDesorganização do tráfego aéreo émais uma conseqüência da falta de crescimento

Vitória dos democratas iniciafim da impressionante era Bush

Depois de fazer imperar por cinco anos seguidos uma forma de pensar e agir que ficou conhecida como "Doutrina Bush", o presidente George W. Bush amargou uma grande derrota nas eleições legislativas da semana passada (o partido Democrata, cujo símbolo é um burro, passou de 203 para 229 cadeiras na Câmara dos Deputados e o partido Republicano, cujo símbolo é um elefante, passou de 232 para 196).

Continue lendoVitória dos democratas iniciafim da impressionante era Bush

Crescimento econômico é o desafiodo segundo mandato do presidente Lula

O grande desafio do presidente Lula no segundo mandato será, sem sombra de dúvidas, fazer a economia crescer num ritmo sustentado capaz de incorporar a massa da população que entra, a cada ano, no mercado de trabalho e, mais do que isso, gerar um excedente de oferta para incorporar uma boa parcela dos atuais desempregados. Para isso, algumas mudanças terão que ser feitas em relação ao que foi posto em prática no primeiro mandato.

Continue lendoCrescimento econômico é o desafiodo segundo mandato do presidente Lula