A crise requer comando unificado enão apenas tentativa de solução negociada

Assim como a saúde, há muitas coisas em relação às quais só nos damos conta de como funcionavam bem quando passam a funcionar mal. Esse é o caso flagrante do setor aéreo no Brasil em 2006. Neste Natal, a desorganização do tráfego (já comentada no GH/614), assumiu os temidos contornos de um “apagãoâ€?, sinalizando aquele que provavelmente será avaliado como o pior ano da aviação civil no Brasil.

Continue lendoA crise requer comando unificado enão apenas tentativa de solução negociada

A simbiose da China com os EUAe a oportunidade perdida pelo Brasil

A economia mundial vive nos últimos quatro anos um dos seus melhores momentos em termos de crescimento desde a Segunda Guerra Mundial. Mais precisamente o melhor momento desde o choque do petróleo em meados da década de 1970. Desde 2003 que a economia mundial cresce a taxas superiores a 4% ao ano (4,1% em 2003; 5,3% em 2004; 4,8% em 2005; e cerca de 5,1% em 2006). Todavia, segundo previsões do FMI (Fundo Monetário Internacional), esse ritmo deve arrefecer a partir de 2007.

Continue lendoA simbiose da China com os EUAe a oportunidade perdida pelo Brasil

Uma das características da sociedade contemporânea, já batizada de “sociedade da informação‿, é o excesso de informações disponibilizadas para consumo de quem quer se manter minimamente informado acerca do que está acontecendo no mundo e ao seu redor. Jack Trout e Steve Rivkin, no bom livro “O Novo Posicionamento — A Última Palavra sobre Estratégias de Negócios no Mundo‿ (Makron Books, 1996, São Paulo), fazem algumas referências ilustrativas a respeito:

Continue lendo