Além de reformar a legislação penal,é imprescindível revolucionar a educação

É absolutamente espinhoso o tema da redução da maioridade penal. Por conta do tratamento do assunto no número anterior (ver GH/627), o Gestão Hoje recebeu manifestações diversas de leitores, a favor e contra, evidenciando o quanto é polarizada e emocional a discussão, o que torna praticamente impossível que se cheguem a acordos mínimos sobre o que fazer. Nesse momento, o que se firmam mesmo são as caricaturas.

Continue lendoAlém de reformar a legislação penal,é imprescindível revolucionar a educação

Baixar a maioridade penal nãoresolve o problema da criminalidade juvenil

Embora ainda caiba um número sobre o que pode e deve ser feito pelas pessoas e, sobretudo, pela empresas no enfrentamento da problemática do aquecimento global, o Gestão Hoje não pode se furtar a discutir um outro problema terrível que é o da violência que chocou o país com o assassinato hediondo do menino João Hélio Fernandes, arrastado por sete quilômetros no Rio de Janeiro. Os autores do ato de barbárie foram três jovens e um adolescente, o que reacendeu o debate sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Continue lendoBaixar a maioridade penal nãoresolve o problema da criminalidade juvenil

O desafio agora é evitar que o piorcenário de aquecimento global se materialize

Com a divulgação do relatório do Grupo de Trabalho 1 do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) no início do mês em Paris (ver, a propósito, o GH/625), não só foram dissipadas as dúvidas sobre a responsabilidade humana em relação ao aquecimento global, como ficou evidente que uma parte dos efeitos provocados já é irreversível, conforme assinalam os pesquisadores do Inpe e integrantes dos grupos de trabalho do IPCC.

Continue lendoO desafio agora é evitar que o piorcenário de aquecimento global se materialize

As dúvidas foram dissipadas:o aquecimento global já é irreversível

Na semana passada reuniram-se em Paris, na sede da Unesco, cerca de 500 cientistas de elite para discutir o aquecimento global. Eles trabalharam sobre um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) para o qual contribuíram 2.500 dos principais pesquisadores de mudanças climáticas do planeta, oriundos de 153 países. O IPCC existe desde 1988 e se reúne periodicamente para discutir o assunto. As conclusões foram arrasadoras.

Continue lendoAs dúvidas foram dissipadas:o aquecimento global já é irreversível