O especial da revista Veja publicado esta semana (Veja Tecnologia -Especial de Natal) traz uma interessante matéria sobre as 10 tecnologias que estão mudando o mundo ao transformarem o formato e o uso dos eletrônicos.
“Um pequeno grupo de recursos tecnológicos está mudando o formato e a utilidade dos produtos existentes nas lojas. Alguns são antigos e só desabrocharam nos último anos. Outros, mal deixaram os laboratórios. Todos se encaixam na definição de Carl Sagan para as tecnologias de ponta: ‘funcionam como mágica’.”
Veja Especial, dezembro 2007
Essas tendências são as seguintes: (1) Touch Screen; (2) Acelerômetro; (3) OLED; (4) GPS; (5) USB; (6) Nanotecnologia; (7) 3G; (8) Memória Flash; (9) Reconhecimento de Voz; e (10) RFID.
1. Touch Screen
As telas sensíveis ao toque existem há muito tempo mas só deixaram claro seu enorme potencial com o lançamento do iPhone. Trata-se de uma revolução na interface entre o homem e a máquina.
2. Acelerômetro
É um sensor que identifica a vibração e o movimento de um objeto (responsável pelo funcionamento do airbag nos carros, por exemplo). O que informa o iPhone para horizontalizar uma imagem é o acelerômetro.
3. OLED
Organic ligth emitting diode (diodo orgânico emissor de luz) é o que permite produzir telas de televisor mais finas e leves que as de cristal líquido (LCD) com espessura de uma moeda de um real.
4. GPS
Global positioning system (GPS), embora desenvolvido desde os anos 70, só agora popularizou-se ao equipar os painéis dos carros mais modernos e os celulares.É apoiado por uma rede de 24 satélites em órbita da Terra.
5. USB
O universal serial bus (USB) simplificou o mundo dos eletrônicos de tal forma que entre outros efeitos impulsionou a proliferação dos pen drives que, por sua vez, revolucionaram o transporte de dados.
6. Nanotecnologia
Por conta da nanotecnologia (manipulação dos átomos numa escala 80 mil vezes mais fina que um fio de cabelo) estão sendo produzidos chips menores e mais potentes. Hoje um MP3 guarda mais dados que um PC há 10 anos.
7. 3G
As redes de terceira geração para celulares oferecem conexões mais rápidas, similares à banda larga entre telefones e celulares. Vai permitir que os telefones baixem filmes e façam teleconferência.
8. Memória Flash
Trata-se de tecnologia de armazenamento de dados que substitui os discos rígidos (HD), o que permitirá aos notebooks ficarem mais finos e mais leves (780 gramas de peso, por exemplo).
9. Reconhecimento de Voz
Embora neste campo os avanços tenham sido muito lentos, já começa a se tornar padrão nos celulares de última geração. Trata-se de uma mudança fundamental na interface homem-máquina.
10. RFID
São as etiquetas de radio frequency identification device (RFID) que permitem a passagem automática de carros pelos pedágios. O barateamento da tecnologia permitirá, por exemplo, a antecipação da conta em supermercados (ao chegar no caixa, o total já estará somado).