Não, não é fácil ser gerente. Muito frequentemente a investidura na função gerencial se dá pela promoção dos melhores técnicos. Aí, muito frequentemente também, a organização perde um bom técnico e não ganha um bom gerente. Por uma razão muito simples: falta de formação para o desempenho na gestão. As habilidades necessárias ao bom desempenho técnico são muito diferentes daquelas indispensáveis ao bom desempenho gerencial. Um depoimento de Luiza Trajano dá idéia de como é o processo de formação gerencial no Magazine Luiza.
“Para chegar a executivo, o funcionário tem de passar um período como vendedor. Investimos na educação e no status dos vendedores. Acredito que é possível fazer com que a empresa ganhe dinheiro e os funcionários sejam felizes. Entendo que uma motivação só será duradoura se atingir cabeça, bolso e coração dos funcionários. Desejamos que nossos vendedores virem especialistas em gente.”
Luiza Helena Trajano, diretora geral do Magazine Luiza
É interessante esse objetivo de especialidade “em gente” para vendedores porque é, justamente, o primeiro requisito para o exercício da função gerencial. A responsabilidade principal do gestor não é, propriamente, fazer com que as coisas aconteçam mas, sim, fazer com que os gerenciados façam com que as coisas aconteçam. Ou seja, não é “fazer” mas “fazer fazer”. Para isso, a “especialidade em gente” é fundamental, uma vez que na gestão a “matéria-prima” são as pessoas, os gerenciados. Nesta condição, o gestor não só não precisa saber de tudo como, também, precisa estar bem a vontade para dizer que não sabe de algumas coisas. Bem a vontade, portanto, para dizer “não sei”.
“Na linguagem da liderança moderna, as duas palavras mais importantes são ‘Não sei’, porque constituem o início de um processo conjunto de descoberta.”
Tom Peters, guru da administração moderna
Se a trajetória “normal” do gestor transita pela passagem de técnico à função gerencial, é previsível a dificuldade de dizer “não sei”. Ao fazer isso, por certo, teme o julgamento dos gerenciados do tipo: “se não sabe, não deveria ser gerente”. Ledo engano e pelo contrário, até. O não saber do gestor, como destaca Tom Peters, é estimulador do aprendizado e da descoberta da equipe, ainda mais com as ferramentas atualmente disponíveis para pesquisa.
“Diante do massacre de informações (e pseudo-informações), só há uma saída: dizer “Não sei”, “Não vi”, “Não li” e aí, se for do seu interesse, tentar se informar. (…) Apologia da ignorância? Longe disso! (…) O que não dá é pra gente achar que tem que ser um Google ambulante. Aliás, é justamente porque não somos que o Google foi inventado. Quando o mundo cabia na enciclopédia Barsa, a gente ainda tinha a ilusão de que podia saber muito. Hoje, o “Só sei que nada sei” de Sócrates tem que ser um dos nossos mantras e está longe de ser um pecado.”
Leila Ferreira, jornalista, revista Marie Claire
O que o gerente precisa mesmo saber é quem sabe ou onde/como pesquisar para encontrar. Pode não parecer, mas perder o medo de admitir que não sabe é uma atitude libertadora, além de psicologicamente sadia. Deixa o gerente livre para aprender e fazer com que sua equipe acostume-se a pesquisar e a aprender também. Com isso, o índice de conhecimento aumenta e instala-se um jogo em que todos terminam ganhando.
Muito boa a abordagem dessa semana, realmente os Gerentes/lideres precisam aprender a dizer “Nao sei ” e se ver livres da imagem de que tem que saber tudo.
Parabéns.
Bom dia!
Recebi a newsletter de uma amiga e gostaria muito de recebê-la diretamente. Achei-a maravilhosa.
Obrigada
Claudete
Cada dia aprendo mais com a nossa GH.
Destaque de hoje para o comentário da jornalista Leila Ferreira.
Cantalicio Cabral
Muito boa essa matéria, é disso que precisamos, ter em mente sempre que não sabemos nada e não termos culpa de não sabermos tudo.
Muito pontual as colocações .. de fato chega do medo de ter que saber de tudo para noa ser visto como NAO CAPAZ … nao somos obrigados a deter todo conhecimento … Dr House nao existe no mundo da realidae … mas como fora pontuado, o que temos é saber onde e como procurar respostas soluçoes as demandas que nos chegam .. Busquemos juntos
É!Em pompa e popa estarão AQUELES que ainda tem em nente a frase INGLESA de que: “Não convém ao Senhorio sentar a beber cerveja com seu lenhador”; e ou aqueles que despresam a PROFISSÃO DO VENDEDOR, até escrevendo em sua testa, De que seja mentiroso, vive lascado e despreparado.
Mais uma bela abordagem da Gestão Hoje.
Como sempre, vocês estão de parabéns!
Sábio era meu professor de Contabilidade I e II da faculdade de Administração que, há 30 anos atrás, dizia o seguinte:
Para administrar ou gerenciar qualquer empresa vocês não precisam saber nada. Apenas para quem perguntar!!!
Um pouco extremista, eu acho, mas bem dentro do assunto.
Um abraço a todos.