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Não, não é fácil ser gerente. Muito frequentemente a investidura na função gerencial se dá pela promoção dos melhores técnicos. Aí, muito frequentemente também, a organização perde um bom técnico e não ganha um bom gerente. Por uma razão muito simples: falta de formação para o desempenho na gestão. As habilidades necessárias ao bom desempenho técnico são muito diferentes daquelas indispensáveis ao bom desempenho gerencial. Um depoimento de Luiza Trajano dá idéia de como é o processo de formação gerencial no Magazine Luiza.

“Para chegar a executivo, o funcionário tem de passar um período como vendedor. Investimos na educação e no status dos vendedores. Acredito que é possível fazer com que a empresa ganhe dinheiro e os funcionários sejam felizes. Entendo que uma motivação só será duradoura se atingir cabeça, bolso e coração dos funcionários. Desejamos que nossos vendedores virem especialistas em gente.”

Luiza Helena Trajano, diretora geral do Magazine Luiza

É interessante esse objetivo de especialidade “em gente” para vendedores porque é, justamente, o primeiro requisito para o exercício da função gerencial. A responsabilidade principal do gestor não é, propriamente, fazer com que as coisas aconteçam mas, sim, fazer com que os gerenciados façam com que as coisas aconteçam. Ou seja, não é “fazer” mas “fazer fazer”. Para isso, a “especialidade em gente” é fundamental, uma vez que na gestão a “matéria-prima” são as pessoas, os gerenciados. Nesta condição, o gestor não só não precisa saber de tudo como, também, precisa estar bem a vontade para dizer que não sabe de algumas coisas. Bem a vontade, portanto, para dizer “não sei”.

“Na linguagem da liderança moderna, as duas palavras mais importantes são ‘Não sei’, porque constituem o início de um processo conjunto de descoberta.”

Tom Peters, guru da administração moderna

Se a trajetória “normal” do gestor transita pela passagem de técnico à função gerencial, é previsível a dificuldade de dizer “não sei”. Ao fazer isso, por certo, teme o julgamento dos gerenciados do tipo: “se não sabe, não deveria ser gerente”. Ledo engano e pelo contrário, até. O não saber do gestor, como destaca Tom Peters, é estimulador do aprendizado e da descoberta da equipe, ainda mais com as ferramentas atualmente disponíveis para pesquisa.

“Diante do massacre de informações (e pseudo-informações), só há uma saída: dizer “Não sei”, “Não vi”, “Não li” e aí, se for do seu interesse, tentar se informar. (…) Apologia da ignorância? Longe disso! (…) O que não dá é pra gente achar que tem que ser um Google ambulante. Aliás, é justamente porque não somos que o Google foi inventado. Quando o mundo cabia na enciclopédia Barsa, a gente ainda tinha a ilusão de que podia saber muito. Hoje, o “Só sei que nada sei” de Sócrates tem que ser um dos nossos mantras e está longe de ser um pecado.”

Leila Ferreira, jornalista, revista Marie Claire

O que o gerente precisa mesmo saber é quem sabe ou onde/como pesquisar para encontrar. Pode não parecer, mas perder o medo de admitir que não sabe é uma atitude libertadora, além de psicologicamente sadia. Deixa o gerente livre para aprender e fazer com que sua equipe acostume-se a pesquisar e a aprender também. Com isso, o índice de conhecimento aumenta e instala-se um jogo em que todos terminam ganhando.

Este post tem 0 comentários

  1. Francisco Pessoa Assis de Lacerda

    Muito boa a abordagem dessa semana, realmente os Gerentes/lideres precisam aprender a dizer “Nao sei ” e se ver livres da imagem de que tem que saber tudo.
    Parabéns.

  2. Claudete Holder

    Bom dia!
    Recebi a newsletter de uma amiga e gostaria muito de recebê-la diretamente. Achei-a maravilhosa.
    Obrigada
    Claudete

  3. Cantalicio Cabral

    Cada dia aprendo mais com a nossa GH.
    Destaque de hoje para o comentário da jornalista Leila Ferreira.
    Cantalicio Cabral

  4. Cláudia Sales

    Muito boa essa matéria, é disso que precisamos, ter em mente sempre que não sabemos nada e não termos culpa de não sabermos tudo.

  5. ANA TRAJANO

    Muito pontual as colocações .. de fato chega do medo de ter que saber de tudo para noa ser visto como NAO CAPAZ … nao somos obrigados a deter todo conhecimento … Dr House nao existe no mundo da realidae … mas como fora pontuado, o que temos é saber onde e como procurar respostas soluçoes as demandas que nos chegam .. Busquemos juntos

  6. José Arnaut Brinco

    É!Em pompa e popa estarão AQUELES que ainda tem em nente a frase INGLESA de que: “Não convém ao Senhorio sentar a beber cerveja com seu lenhador”; e ou aqueles que despresam a PROFISSÃO DO VENDEDOR, até escrevendo em sua testa, De que seja mentiroso, vive lascado e despreparado.

  7. Adalberto Golfieri

    Mais uma bela abordagem da Gestão Hoje.
    Como sempre, vocês estão de parabéns!
    Sábio era meu professor de Contabilidade I e II da faculdade de Administração que, há 30 anos atrás, dizia o seguinte:
    Para administrar ou gerenciar qualquer empresa vocês não precisam saber nada. Apenas para quem perguntar!!!
    Um pouco extremista, eu acho, mas bem dentro do assunto.
    Um abraço a todos.

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