Objeto dos mais recentes estudos e pesquisas de Jim Collins, a trajetória de fracasso das empresas e como preveni-la também foi tema da palestra realizada em São Paulo
No dia 11 deste mês, quando esteve em São Paulo num evento especial da HSM Educação Executiva, James (Jim) Collins, considerado o sucessor de Peter Drucker, além de expor suas mais recentes ideas sobre as empresas feitas para durar e vencer (ver GH/806), também descreveu as etapas pelas quais passam as empresas que fracassam, objeto de suas mais recentes pesquisas. Para ele, o fracasso começa justamente a partir do sucesso.
“O início do fracasso é quando o sucesso leva à arrogância.”
Jim Collins
Para Collins, os estágios do fracasso são os seguintes: (1) o excesso de confiança proveniente do sucesso; (2) a busca indisciplinada por mais (escala, crescimento, “aplausos”…); (3) a negação dos riscos e perigos; (4) a luta desesperada pela salvação e (5) a entrega à irrelevância ou à morte. Sobre esse tema, inclusive, apresentou o seu mais novo livro que vale a pena ser lido: “Como as Gigantes Caem – E por que algumas empresas jamais desistem” (Editora Campus). Segundo ele, uma medida estrutural para evitar o declínio é, justamente, o cuidado com a seleção e a manutenção das pessoas certas nos lugares certos.
“Collins indica que existem algumas características para saber se a empresa contratou o profissional certo. Entre elas estão: pessoas certas se encaixam nos valores da corporação; pessoas certas não precisam ser gerenciadas de perto; pessoas certas compreendem que não tem emprego, mas sim responsabilidade; elas fazem 100% do que realmente se propõem a fazer; elas têm uma enorme paixão pela empresa e pelo trabalho que exercem.”
administradores.com.br
Além do cuidado com as pessoas, Collins também destaca o papel da liderança, não sem alertar para o perigo que é a atuação equivocada do líder.
“Um líder errado pode destruir uma empresa sozinhos.”
Jim Collins
No final, Collins relacionou 10 tarefas pessoais que podem prevenir o fracasso, conforme listado abaixo a partir do registro feito pelo site www.hsm.com.br:
1.Faça o diagnóstico da empresa para saber em que estágio do sucesso ela está. No site do Jim Collins é possível acessar um questionário que funciona como uma espécie de enquete baseado no estudo “Empresas feitas para crescer”.
2.Nos próximos 30 dias responda as seguintes perguntas: quantos cargos chave estão sendo ocupados pelas pessoas certas? Quais são os planos para que mais do que 90% estejam adequados?
3.Seu próprio conselho pessoal, ou seja, um grupo de mentores que o inspire e oriente a crescer.
4.No próximo ano duplique o número de perguntas em relação ao número de afirmações que faz. “Os lideres fazem perguntas excelentes. Não sabem necessariamente todas as respostas”.
5.Na próxima reunião com sua equipe, crie um inventário de fatos brutais. Inicie a reunião questionando: Quais são os fatos brutais que precisamos enfrentar que ainda não enfrentamos?
6.Descubra a sua paixão.
7.Liste o que não está contribuindo para o resultado. Afinal, “trabalho é infinito e o tempo finito. A ideia de administrar o trabalho é uma receita para a loucura. Discipline-se para saber o que parar de fazer”.
8.Reserve um dia inteiro, ou algumas horas por dia, sem acesso à internet. “Você precisa de tempo para raciocinar, sem que seja interrompido”.
9.Esclareça seus valores essenciais e se comprometa com eles. Comece a conversar com os jovens. “Para se integrar com as novas gerações, preserve seus valores e se permita ser questionado”.
10.Defina um grande sonho no horizonte de 10 a 25 anos. “Metas audaciosas, grandes e cabeludas. Isto pode ser feito também em nível pessoal”.