Sua empresa já está nas redes sociais?

Twitter, Facebook, YouTube, Flickr, Orkut, Google+, blogs. Muitos empresários e gestores ainda vêem as redes sociais com certa desconfiança ou, até, desdém. Até percebem a repercussão dessas ferramentas, mas não acham essencial a presença da empresa, institucionalmente, nessas comunidades digitais, e duvidam de seus resultados concretos. Não poderiam estar mais equivocados.
Muito mais que um modismo ou coisa de adolescente, como foram consideradas no início, tudo leva a crer que as redes sociais chegaram para ficar e desempenham, hoje, um papel fundamental na comunicação. Por meio de seus perfis, pessoas comuns ganharam voz e capacidade de influenciar outras pessoas, poder antes restrito aos veículos de comunicação e aos chamados formadores de opinião. E não é pouca gente. O estudo “Um Olhar Mais Atento para a Mídia Social no Brasil”, realizado em março deste ano pela comScore, empresa mundial de pesquisas, mostrou que 99% dos usuários que acessam a internet também entram em sites de redes sociais.
Nessas redes, usuários emitem opiniões, trocam experiências, elogiam, criticam, recomendam, reclamam. Um post ou tweet pode ser replicado dezenas ou centenas vezes por outros usuários, ganhando enorme repercussão. Para a organização, é fundamental entender essa nova lógica, estar presente nesse ambiente e saber utilizar os recursos disponíveis a favor de sua estratégia.
Ao fincar sua bandeira nas comunidades digitais, a empresa abre inúmeras possibilidades. Pode saber o que estão falando dela e dos concorrentes, estabelecer mais um canal de comunicação e atendimento eficaz com seus clientes, divulgar produtos, prestar serviços, veicular informações importantes, entre outros benefícios.
Seja qual for o porte ou área de atuação, todas as empresas e organizações devem ter uma estratégia eficaz para estar presente nas redes sociais, sem preconceitos e entendendo a importância dessa nova e desafiante ferramenta. Voltaremos ao tema nas próximas edições da Gestão Mais.
Vantagens das Redes Sociais
Alcance – Quase todos os 73 milhões de usuários de internet no Brasil (dados do Ibope), acessam as redes sociais.
Eficiência – A empresa pode se comunicar diretamente com seus clientes, prospects e com o público em geral, respondendo a críticas ou fornecendo informações, com rapidez e de forma personalizada.
Imagem – É possível monitorar a imagem da empresa ou dos concorrentes, acompanhando tudo o que está sendo dito a respeito — e se posicionando, quando necessário.
Baixo custo – As redes sociais não cobram taxas de utilização.
Simplicidade – O acesso e a atualização são simples e não requerem conhecimento técnico. Basta ter uma estratégia eficaz.

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