A falta de educação básica tem sido a causa de muitos problemas no ambiente de trabalho, chegando, inclusive, a gerar demissões. Muitas vezes, os pais, ao supervalorizarem a formação técnica de seus filhos, acabam deixando de lado orientações fundamentais sobre comportamento e convivência social. Por isso, saber se comportar profissionalmente, além de essencial, tem se mostrado um requisito para uma boa sobrevivência no mercado.
Algumas regras básicas devem sempre ser cumpridas, como cumprimentar os colegas de trabalho, ser cortês com todos, manter uma postura ética e profissional, não descumprir acordos, evitar fofocas, ter cuidado com ofertas indevidas, prezar pelos valores da empresa, cuidar da organização e limpeza do ambiente, principalmente quando dividir uma sala.
Cuidado com o barulho. Escutar música durante uma atividade, mesmo que não atrapalhe seu desempenho, costuma atrapalhar o dos outros. Falar alto ao telefone ou deixá-lo tocando por muito tempo também incomoda e distrai quem está por perto. Por isso, evite deixar seu celular tocando e, quando estiver fora, cultive o hábito de deixá-lo no silencioso. Também não é legal manter conversas paralelas a todo instante, tirando a concentração da equipe. Nenhum local de trabalho precisa ser sério a toda hora. A descontração também ajuda a manter o ambiente saudável, mas é preciso bom-senso para saber em que momentos ela é pertinente.
Procure separar o privado do público. Eles não devem ser confundidos, como muitas vezes acontece na internet. Achando-se seguros, muitos jovens costumam julgar a rede uma “terra de ninguém”, quando, na verdade, ela é globalmente pública. Pense nisso e cuide da sua imagem profissional. Ela é tão importante quanto sua capacidade técnica e intelectual.
Outra dica diz respeito à hierarquia. Ela está presente em todas as empresas e precisa ser respeitada. Uma queixa comum entre empresários e gerentes é de que os jovens profissionais tendem a confundir hierarquia com autoritarismo. Mas eles não caminham necessariamente juntos. Assumindo sua posição, você pode discordar de seu superior, porém nunca de forma desrespeitosa. E, mesmo que sua relação com quem ocupa níveis mais elevados seja boa, tenha sempre em mente que, na empresa, eles são seus superiores e, às vezes, terão que recorrer à autoridade, ditando uma ordem ou dando a última palavra.
Enfim, preste atenção ao seu entorno e procure preservar uma convivência harmônica. Com boas atitudes e gestos de cortesia, você mostra que se preocupa com o coletivo e também sai ganhando.