O bom momento econômico pelo qual passa o País, e especialmente Pernambuco, trouxe novas perspectivas para os profissionais. Com a economia aquecida, sobram vagas e boas oportunidades de crescimento não apenas para os mais experientes, mas também para quem está iniciando a carreira. Na prática da consultoria em RH e de processos de seleção, entretanto, um aspecto preocupante nesse quadro, a princípio tão favorável, vem sendo observado. A postura dos jovens que estão saindo da faculdade tem dificultado sua inserção, de forma competitiva, no mercado de trabalho. Embora demonstrem muita preocupação com sua qualificação técnica, não é raro faltar foco a esses novos profissionais. Com isso, fica comprometida a habilidade de traçar uma estratégia eficaz para sua carreira, capaz de aproveitar as oportunidades que surgem nessa conjuntura positiva.
Os jovens sabem que o mercado está mais competitivo e exigente. Por isso, se preocupam em aprofundar o conhecimento técnico e rechear o currículo com experiências de estágio e cursos complementares, como o de língua estrangeira. O problema é que essa qualificação, na maioria das vezes, não é feita com foco em um objetivo definido nem acompanhada na medida que deveria ser de outros movimentos necessários, como a busca de informações sobre o mercado e a construção de um projeto profissional consistente.
De uma forma geral, é fundamental mais curiosidade e conhecimento. Os jovens sabem as áreas que estão em alta, mas precisam dedicar mais tempo a conhecer as empresas que se destacam em seus segmentos e aquelas em que gostariam de trabalhar. Deveriam investigar a cultura das empresas, conhecer as principais tendências, investir no hábito de leitura de jornais e revistas especializadas, que podem informá-los e mantê-los mais atualizados sobre as novidades e os movimentos do mercado.
Não é boa atitude o jovem profissional esperar que a oportunidade perfeita “caia do céu” ou que alguém, como seus pais, por exemplo, aponte os melhores caminhos, sem riscos, em direção a uma carreira profissional de sucesso. As expectativas terminam excedendo as atitudes. Todos desejam ser um profissional de destaque e alcançar estabilidade financeira rapidamente, mas, na prática, sabe-se pouco o que fazer para alcançar esses objetivos. Esse conhecimento não chegará se não houver investimento em estudo e leituras sobre o mercado.
Quando não se assume a responsabilidade pela construção de seu projeto profissional, há hesitação em encarar os desafios, tão naturais e necessários no início da carreira. Às vezes, mesmo se o estágio não oferece a bolsa dos sonhos — além de benefícios —, é preferível buscar a experiência que deixar tudo de lado para não ser “mão de obra barata”.
É importante que a nova geração de profissionais entenda que competência técnica, sozinha, não é garantia de uma carreira bem-sucedida. É preciso aliar a habilidade a uma estratégia consistente para a carreira, desenhar um projeto profissional e mobilizar os recursos necessários — como vontade, energia, preparação, conhecimento e muito trabalho — para colocá-lo em prática.
O cenário para os próximos anos é bastante positivo, e as oportunidades devem continuar a surgir. Sairá na frente quem tiver uma boa estratégia e estiver mais bem preparado para aproveitar as oportunidades.
Hey, I think your blog might be having browser compatibility issues.
When I look at your blog site in Firefox, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it
has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!
Other then that, fantastic blog!
This design is wicked! You obviously know how to keep a reader entertained.
Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog
(well, almost…HaHa!) Fantastic job. I really loved what you
had to say, and more than that, how you presented it.
Too cool!
I like the helpful info you provide on your articles.
I will bookmark your weblog and take a look at again here frequently.
I am rather sure I will learn plenty of new
stuff right right here! Best of luck for the following!
I am regular visitor, how are you everybody? This post postedat this web site is truly pleasant.
I was wondering if you ever considered changing the page layout of your site?
Its very well written; I love what youve got to say.
But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with
it better. Youve got an awful lot of text for only having 1
or 2 images. Maybe you could space it out better?
Remarkable! Its really awesome post, I have got much clear idea concerning from this post.
When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkboxand now each time a comment is added I get several emailswith the same comment. Is there any way you can remove me from that service?Bless you!
Hey there! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog platform are you using for
this site? I’m getting fed up of WordPress because
I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives for another platform.
I would be great if you could point me in the direction of a good platform.
Unquestionably believe that which you said. Your favorite reason seemed tobe on the web the easiest thing to be aware of. I say to you, I certainly getannoyed while people think about worries that they just do not know about.You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without having side effect ,people could take a signal. Will probably be back to get more.Thanks