“Não é possível saber, e não importa, qual será o futuro. A única pergunta relevante é: o que faremos se tal coisa acontecer.”
Arie P. de Geus
Diante de tantas mudanças que impactam o ambiente de negócios sejam elas econômicas, tecnológicas, sociais ou de qualquer outra natureza, poucas empresas podem ter a certeza de que têm um lugar garantido no futuro. Seja entre grandes companhias mundiais ou nos pequenos negócios de bairro, são muitos os exemplos de empresas que, por não conseguirem acompanhar às exigências de um mercado cada vez mais dinâmico, perdem espaço ou simplesmente desaparecem, dando lugar a outras, mais ágeis e com maior capacidade de adaptação.
Não existe uma receita pronta para tornar uma empresa mais preparada para lidar com a mudança. Mas, sem dúvida, aquelas que adotam o planejamento estratégico como ferramenta de gestão têm muito mais chances de antecipar os movimentos do mercado, evitar surpresas e superar os desafios que surgem pelo caminho. Muita gente pensa que o planejamento estratégico é uma ferramenta complicada, que demanda grande esforço e investimento e, por isso, só é viável para grandes empresas. Isso é um mito. Qualquer organização, independente de seu tamanho ou área de atuação, pode e deve formular a sua estratégia, pensando aonde quer estar dentro de um determinado horizonte de tempo (2, 5, 10 ou 15 anos, por exemplo) e o que deve fazer para alcançar esse objetivo.
O planejamento estratégico deve serrealizado pelo menos uma vez por ano, de preferência no final. Não há um modelo padrão, mas um planejamento eficaz passa, pelo menos, por cinco fases (ver box). Quem já adota essa ferramenta deve procurar aperfeiçoá-la a cada nova edição. Quem ainda não, deve incorporar o exercício do planejamento o quanto antes, mesmo que seja de forma não detalhada. Hoje, quem não dedica um mínimo de tempo para cuidar da estratégia da sua empresa termina sendo planejado pelos outros infelizmente, na maioria das vezes, pelos concorrentes.
Planejamento Estratégico passo a passo
Passo 1: Definição da visão
Definir ou revisitar a Visão (sonho possível, desa ante mas alcançável dentro de um horizonte de tempo estabelecido – 5, 10, 15, 20 anos).
Exemplo notável de visão para a NASA, inspirada pelo presidente Kennedy: “colocar um homem na Lua e trazê-lo de volta com segurança até o final da década de 1960”.
Passo 2: Avaliação Estratégica (Matriz SWOT)
Depois de ajustada a Visão, identificar os principais aspectos facilitadores (oportunidades) e dificultadores (ameaças) encontrados no ambiente externo para o alcance na Visão, como foco no ano planejado. E, também, os aspectos facilitadores (forças) e di cultador (fraquezas) encontrados no ambiente interno da empresa.
Passo 3: Definição do Desafio Anual
Em seguida à revisão da Visão e depois de feita a avaliação estratégica, é preciso de nir com clareza o Desa o anual (o “degrau” a ser “subido” no ano em direção à Visão).
Passo 4: Escolha das Prioridades (Programação)
O passo seguinte à de nição do Desafio anual é estabelecer “aquilo que não pode deixar de ser feito” no ano planejado, levando em consideração a Visão, a avaliação realizada dos ambientes interno e externo e, claro, o Desa o no próximo ano, estabelecendo metas, ações, responsáveis e prazos para execução.
Passo 5: Monitoração
Depois de concluída a programação, é preciso de nir como será o processo sistemático e periódico do que foi programado, com atualização e revisão, se preciso, das metas e ações traçadas. O acompanhamento permanente das etapas anteriores é que vai garantir os bons resultados do que foi planejado.