A hora do planejamento

Não é possível saber, e não importa, qual  será o futuro. A única pergunta relevante é: o que faremos se tal coisa acontecer.
Arie P. de Geus
Diante de tantas mudanças  que  impactam  o ambiente de negócios sejam  elas  econômicas, tecnológicas,  sociais  ou de qualquer outra natureza, poucas empresas podem ter a certeza de que têm um lugar garantido no futuro. Seja  entre  grandes  companhias mundiais ou nos pequenos negócios de  bairro,  são  muitos  os  exemplos de empresas que, por não conseguirem  acompanhar  às  exigências  de um mercado cada vez mais dinâmico, perdem espaço ou simplesmente desaparecem, dando  lugar a outras, mais  ágeis  e  com maior  capacidade de adaptação.
Não  existe  uma  receita  pronta  para tornar uma empresa mais preparada para lidar com a mudança. Mas, sem dúvida, aquelas que adotam o planejamento estratégico como ferramenta de gestão têm muito mais chances de antecipar os movimentos do mercado,  evitar  surpresas  e  superar  os desafios que surgem pelo caminho. Muita  gente pensa  que  o  planejamento estratégico é uma ferramenta complicada,  que  demanda  grande esforço  e  investimento  e,  por  isso, só  é  viável  para  grandes empresas.  Isso é um mito. Qualquer  organização, independente  de  seu tamanho  ou  área de  atuação, pode  e  deve formular  a sua  estratégia, pensando  aonde quer estar  dentro  de um  determinado  horizonte  de  tempo  (2, 5,  10  ou  15  anos,  por exemplo)  e  o  que  deve fazer para alcançar esse objetivo.
O  planejamento  estratégico  deve  serrealizado  pelo  menos  uma  vez  por ano, de preferência no  final. Não há um modelo padrão, mas um  planejamento  eficaz passa,  pelo  menos, por  cinco  fases  (ver  box).  Quem  já adota  essa  ferramenta  deve  procurar aperfeiçoá-la a cada nova edição. Quem  ainda não, deve incorporar  o exercício do  planejamento o quanto antes, mesmo que seja de forma não detalhada.  Hoje,  quem  não  dedica um mínimo de tempo para cuidar da  estratégia da  sua  empresa  termina sendo planejado pelos outros infelizmente, na maioria das vezes, pelos concorrentes.
Planejamento Estratégico passo a passo
Passo 1: Definição da visão
Definir ou revisitar a Visão (sonho possível, desa ante mas alcançável dentro de um horizonte de tempo estabelecido – 5, 10, 15, 20 anos).
Exemplo notável de visão para a NASA, inspirada pelo presidente Kennedy: “colocar um homem na Lua e trazê-lo de volta com segurança até o final da década de 1960”.
Passo 2: Avaliação Estratégica (Matriz SWOT)
Depois de ajustada a Visão, identificar os principais aspectos facilitadores (oportunidades) e dificultadores (ameaças) encontrados no ambiente externo para o alcance na Visão, como foco no ano planejado. E, também, os aspectos facilitadores (forças) e di cultador (fraquezas) encontrados no ambiente interno da empresa.
Passo 3: Definição do Desafio Anual
Em seguida à revisão da Visão e depois de feita a avaliação estratégica, é preciso de nir com clareza o Desa o anual (o “degrau” a ser “subido” no ano em direção à Visão).
Passo 4: Escolha das Prioridades (Programação)
O passo seguinte à de nição do Desafio anual é estabelecer “aquilo que não pode deixar de ser feito” no ano planejado, levando em consideração a Visão, a avaliação realizada dos ambientes interno e externo e, claro, o Desa o no próximo ano, estabelecendo metas, ações, responsáveis e prazos para execução.
Passo 5: Monitoração
Depois de concluída a programação, é preciso de nir como será o processo sistemático e periódico do que foi programado, com atualização e revisão, se preciso, das metas e ações traçadas. O acompanhamento permanente das etapas anteriores é que vai garantir os bons resultados do que foi planejado.

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