Pelo segundo ano consecutivo, a Pedrosa, empresa de transporte coletivo, está entre as 15 melhores empresas para se trabalhar em Pernambuco. O ranking é do Great Place to Work (GPTW), multinacional que realiza pesquisa de clima em várias empresas do mundo todo.
A pesquisa GPTW faz o diagnóstico de cada empresa a partir dos resultados obtidos por meio de questionários aplicados nas empresas. As organizações são avaliadas pelos funcionários a partir de cinco pilares: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho (em relação ao sentimento dos trabalhadores com a empresa) e camaradagem, que corresponde ao tratamento que recebem no ambiente de trabalho. A pesquisa tem como princípio auxiliar as organizações a desenvolver boas práticas, incentivando, motivando e reconhecendo a atuação da equipe.
A Pedrosa foi a primeira empresa de ônibus classificada na GPTW. “Acredito que a principal prática utilizada pela empresa para ser reconhecida pelos colaboradores seja o grande investimento em gestão de pessoas, valorizando as principais ferramentas de gestão e mantendo a transparência na informação”, diz o diretor-executivo da Pedrosa, Antero Parahyba.
Hoje, a Pedrosa opera 16 linhas de ônibus com 650 colaboradores no quadro de pessoal. A empresa tem a certificação ISO 9001 e está entre as duas melhores empresas na última pesquisa de avaliação de cliente realizada pelo Instituto Harrop em 2011.
A empresa também mantém em funcionamento o Fórum de Qualidade de Vida, onde são discutidas as melhorias para a organização. Com relação à saúde da equipe, criou-se o programa Bem Viver com atividades saudáveis. Outra iniciativa são as parcerias com universidades e escolas de idiomas para garantir descontos para os empregados.