INDICADORES DA SUSTENTABILIDADE

No dia 1º de janeiro, os prefeitos eleitos tomaram posse, iniciando seus mandatos para os próximos quatro anos.  Têm, a partir de agora, o desafio de gerenciar complexos problemas urbanos e cumprir as promessas feitas durante a campanha, a maioria relacionada à melhoria da qualidade da cidade, com impactos na qualidade de vida da população.
Uma ferramenta à disposição dos gestores pode auxiliar nessa exigente tarefa. São os indicadores do Programa Cidades Sustentáveis, uma iniciativa da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do Instituto Ethos, com o apoio de diversas entidades em todo o País, entre as quais o Observatório do Recife (ODR).
O Programa disponibiliza cerca de cem indicadores básicos e mais de trezentos indicadores gerais em áreas como saúde, educação, emprego e renda, mobilidade urbana, juventude, segurança pública, meio ambiente, entre outras. Também compartilha referências de práticas de governança sustentável bem sucedidas em cidades de todo o mundo, que possam servir de inspiração e ser adaptadas à realidade local.
Os indicadores atuam como referências, apontando as metas e objetivos a serem alcançados. Assim como acontece na gestão das empresas, funcionam como um “norte”, estabelecendo parâmetros que ajudam no desenvolvimento, execução e avaliação das estratégias adotadas.
Dos prefeitos que tomaram posse em todo o País, 191 são signatários do Programa e se comprometeram, durante a campanha, a incorporar as metas propostas às suas plataformas de governo.  Em Pernambuco, cinco prefeituras assinaram a Carta Compromisso: Camaragibe, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes e Recife. Com os indicadores, os prefeitos têm a sua disposição uma valiosa ferramenta de gestão que, bem utilizada, pode funcionar como um farol — melhora a visibilidade e facilita o percurso ate onde se deseja chegar.
Participação da sociedade é fundamental
Além de apoiar a estratégia e a gestão das cidades por meio dos indicadores de sustentabilidade, o Programa Cidades Sustentáveis também procura promover a participação e o engajamento da sociedade civil. O princípio é que o Poder Público, sozinho, não consegue dar conta dos enormes desafios envolvidos na tarefa de tornar as cidades brasileiras sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental. O site www.cidadessustentaveis.org.br traz mais informações sobre o Programa, os indicadores sustentáveis e as formas de participação de cidadãos, organizações sociais e empresas.
O Gestão Mais é uma coluna da TGI na revista Algomais. Leia a publicação completa aqui: www.revistaalgomais.com.br.

Deixe um comentário