Com a indústria pernambucana em pleno crescimento, o SENAI Pernambuco sai na frente e lança o primeiro curso do Estado na área de Mecatrônica Industrial. O curso tem o objetivo de formar profissionais para atuarem nas áreas de mecânica, informática industrial e eletroeletrônica, de forma multidisciplinar, para projetar, otimizar, analisar, implementar, manter e supervisionar sistemas industriais.
Considerada a profissão do futuro, a formação profissional de ensino superior marca uma nova fase para a história do SENAI Pernambuco: o início da implantação dos cursos de tecnologia na instituição, além do incentivo e do investimento na verticalização do ensino para os futuros trabalhadores da indústria no Estado. Lançada no ano de comemoração dos 70 anos da instituição, a Faculdade SENAI chega a Pernambuco em um momento de efervescência econômica percebida através da chegada de novos empreendimentos, do aumento das chances de emprego, além da procura por mão de obra qualificada.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Jorge Côrte Real, o início das aulas da Faculdade deixou de lado as expectativas para apresentar as possibilidades de um futuro promissor. “A Faculdade faz parte de um programa de comprometimento do SENAI na promoção profissional, através da educação para o trabalho”, diz.
Já segundo o diretor regional do SENAI, Sérgio Gaudêncio, a prioridade do órgão é investir em áreas com muita demanda nas indústrias e pouca oferta de mão de obra. “Nossa intenção é abrir graduações inexistentes no mercado local. Outros dois cursos tecnológicos estão sendo estudados para serem implantados em breve, como um na área de tecnologia da informação (com foco em administração de redes) e outra na área de tecnologia de alimentos (abrangendo técnicas de embalagem, conservação e outras etapas do controle de qualidade)”, comenta Gaudêncio.
Mecatrônica industrial – Trata-se de um curso que utiliza as tecnologias de mecânica, eletrônica e a tecnologia da informação para fornecer produtos, sistemas e processos melhorados. É considerada uma das áreas mais novas da engenharia em todo o mundo. O estudante terá contato com técnicas aplicadas ao processo produtivo integrado, que abrangem desde o desenho até o controle de qualidade final do produto. Sua especialidade são as máquinas de alta precisão, que levam tecnologia para diversos setores da indústria.
Como a automação se tornou mais presente nas fábricas e nas indústrias, a procura por esse tipo de profissional é crescente, principalmente na área de indústria automobilística.
Na Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco a formação será desenvolvida em 2.560 horas/aula (três anos), incluindo estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso.
Como fazer a inscrição? Paga?
Oi Pessoal:Estou apresentando a FIBRA DE BANANEIRA no Fd3RUM DE INSPIRAc7d5ES da Assintecal, que e9 oradgizano pelo Walter Rodrigues. A Bananeira, apf3s dar a fruta, e9 cortada e seu caule e9 ente3o, aproveitado atrave9s de cortes para retirar a fibra, que se3o secadas ao sol. Isso e9 executado por comunidades rurais, o quea beneficia a permaneancia do homem no campo. As fibras se3o, ente3o beneficiadas em cordas fininhas, trane7as, folhas e tiras, que se3o vendidas pela nossa empresa KNORR PRODUTOS Tc9CNICOS. Nf3s estamos agora trabalhando com outros artese3os para executar flores, tiras para sande1lias, enfeites, ale7as e muito mais. Fomos procurados por empresas da Frane7a no faltima Le Cuir, como a Carolina Herrera, que se interessou por nossos produtos, especiais e te3o brasileiros. Je1 estamos trablhando para empresas que foram muito sucesso nessa feira como a Bergonzi de couros artesanais. Convido a voceas nos verem nesse Ff3rum, onde a flor feita de fibra de bananeira pela artese3 Cilene Costa, ficou nos TOP 20 do Ff3rum.Beijos e abrae7os,Se9rgio KNORR e equipe.