O projeto Ponto Cidadão, que há nove anos oferece educação e capacitação profissional para jovens entre 16 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social em Igarassu, vai fechar 2013 com resultados positivos. Além de formar mais de 100 jovens, o Ponto Cidadão chega ao final de 2013 registrando um índice de 89% de empregabilidade, resultado muito acima da média em projetos do gênero. A cerimônia de formatura dos cem jovens nos projetos Passagem para o Futuro e Construindo o Futuro aconteceu no dia 14 de dezembro, na Faculdade de Igarassu (FACIG).
Entre os destaques do Ponto em 2013, está a conquista de novos apoiadores e voluntários, entre eles o COMDICA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) e policiais lotados na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Outro marco foi o início do Projeto Leitura, que incentiva o hábito da leitura por meio de atividades de contação de histórias e representação dos livros em forma de peças de teatro.
O Ponto promoveu ainda atividades como o Projeto Boa Letra, Torneio de Dominó, Escrevendo no Ponto e Oficina de Orientação Profissional com a Trajeto Consultoria. “No Boa Letra identificarmos desenvolvemos com alguns atividades com cadernos de caligrafia, pois algumas letras não são legíveis. Sempre temos bons resultados com este projeto”, garante a coordenadora executiva do Ponto Cidadão, Roberta Cavalcanti.
Desde 2010, o projeto Ponto Cidadão é reconhecido pela Prefeitura de Igarassu como instituição de utilidade pública. O projeto é uma iniciativa da Itamaracá Transportes, mantido por uma rede de empresas voluntárias e gerenciada com o apoio da TGI Consultoria em Gestão, Instituto da Gestão (INTG) e Ágilis Tecnologia em RH.