por Francisco Cunha, sócio da TGI Consultoria em Gestão
Pernambuco 2035 é o plano que prepara o Estado para os desafios do futuro.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo — Pernambuco 2035 —, que prepara o Estado para os desafios do futuro, realizado pelo Governo de Pernambuco e pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), envolvendo a sociedade no projeto de construção de um estado próspero, inclusivo e sustentável, foi apresentado na reunião mensal da Rede Gestão, no Pátio Cozinha e Café, pelos integrantes da Rede, os consultores Francisco Cunha e Fernando Braga (TGI) e Valdeci Monteiro (Ceplan). A consultoria técnica é do consórcio Pernambuco do Amanhã, formado pela TGI, pela Ceplan e, ainda, pela consultoria Macroplan.
A proposta do projeto Pernambuco 2035 é, a partir de uma análise de cenários e da identificação de diagnósticos em vários setores e do perfil econômico-social do Estado, antecipar tendências para orientar a formulação de uma nova geração de políticas públicas. Um dos produtos resultantes desse exercício de planejamento será a definição da carteira de projetos e investimentos prioritários públicos, privados ou em parceria para 20 anos, já com custos e prazos dimensionados, para alavancar o salto de Pernambuco para outro patamar de desenvolvimento e prosperidade. “Trata-se de um plano indicativo de longo prazo para o Estado, não para apenas um governo”, destacou Francisco Cunha ao apresentar o que já foi tornado público do projeto.
A apresentação aos integrantes da Rede Gestão passou por estudos retrospectivos, pesquisas, cenários e visão do futuro que contemplam o Pernambuco 2035. Francisco Cunha destacou, entre outros pontos, os registros de últimas referências de planejamento de longo prazo em Pernambuco (Padre Lebret, 1954, para o Estado; e Ulhoa Cintra, 1943, para o Recife), o período de industrialização do Estado (1959) e o chamado período “baixo-astral” (de 1985 a 2002). Já Valdeci Bezerra (Ceplan) falou sobre os cenários de Pernambuco com referências ao salto para o futuro: crescimento econômico, inserção na economia nacional e global, redução da pobreza e elevada qualidade de vida.
Já a Fernando Braga (TGI) coube a apresentação da visão do futuro. De acordo com o planejamento, até 2035, Pernambuco estará entre os cinco melhores estados do Brasil para se viver, trabalhar, empreender e prosperar. E a educação será o elemento central nos próximos 20 anos.
A elaboração do Pernambuco 2035 é organizada em quatro grandes etapas, que procuram responder às seguintes questões: (1) Onde estamos? ? Um diagnóstico da situação atual de Pernambuco e das principais potencialidades e debilidades. (2) Aonde queremos chegar? ? Construção de uma visão de futuro de Pernambuco para 2035, expressando o que se pretende alcançar no horizonte da próxima geração. (3) Quais os desafios externos? ? Com que cenários do ambiente externo (mundo e Brasil) o Estado terá que lidar e que oportunidades e ameaças podem criar facilidades ou dificuldades para o futuro desejado. E (4) Como chegar lá? ? O que fazer e onde concentrar as ações e os recursos: as grandes escolhas e prioridades, a agenda de inovação e mudanças e os projetos estruturantes.
Por fim, o programa ressalta a necessidade de Pernambuco recuperar a capacidade de um plano a longo prazo, e não por no máximo dois governos. Além disso, o Pernambuco 2035 vai fornecer subsídios para que o próximo governo do Estado encontre condições de trabalhar conectado aos anseios do povo pernambucano sob uma perspectiva de horizonte de tempo mais largo. “Precisamos ser muito organizados e prospectivos para conseguir recursos para investimentos”, diz Francisco Cunha.
Parabens pela iniciativa. Esperemos que encontre eco entre os politicos pernambucanos!
Fico feliz por saber que estamos pensando em estratégias que possam garantir um futuro melhor para nossa cidade e cidadãos. Abs.
If some one wishes to be updated with hottest technologies after that he must be pay a quick visit this website and be
up to date everyday.
I pay a visit each day some sites and sites to read articles, but this web site offers featurebased posts.