Durante a comunicação, pode haver uma distorção entre o que é dito e a interpretação feita pelo receptor. Isso nem sempre é consequência de falta de clareza do discurso. Em alguns casos, é fruto da vontade inconsciente de entender a informação de acordo com seus próprios desejos.
No ambiente corporativo, pode-se citar como exemplo o profissional que almeja um aumento de salário e conversa com seu gerente. O gestor diz que a questão vai ser discutida, porém em um momento posterior. Na ânsia de ter seu pleito atendido, o profissional interpreta o aumento como fato certo.
É necessário dar às palavras o seu real sentido. Os ruídos de comunicação dentro das organizações merecem a atenção dos profissionais e gestores, pois podem causar transtornos e mal-entendidos.
No ambiente corporativo, pode-se citar como exemplo o profissional que almeja um aumento de salário e conversa com seu gerente. O gestor diz que a questão vai ser discutida, porém em um momento posterior. Na ânsia de ter seu pleito atendido, o profissional interpreta o aumento como fato certo.
É necessário dar às palavras o seu real sentido. Os ruídos de comunicação dentro das organizações merecem a atenção dos profissionais e gestores, pois podem causar transtornos e mal-entendidos.