O Haus Lajetop & Beergarden, cliente da TGI, comemorou um ano de funcionamento com festa no dia 16 de dezembro. A comemoração reuniu fornecedores, consultores, ex-funcionários e amigos, e contou com discotecagem dos DJ’s Lucio, Nasa e Allana Marques, todos sócios da casa, além de show dos Allycats.
Localizado na Galeria Joana D’Arc, bairro do Pina, o Haus se destaca pelo projeto arquitetônico inspirado nas indústrias e nas instalações da antiga Berlim oriental, e também pelo espaço Lajetop, que oferece gramado sintético e mesa ao ar livre, no estilo beergarden. Desenvolvido pelo arquiteto Diogo Viana, o bar exibe blocos de concreto e parte elétrica aparente, além de ter portas e janelas de madeira fixadas no teto, todas garimpadas e reaproveitadas de terrenos de demolição – assim como boa parte do mobiliário.
Assinado pela chef Taciana Teti, o cardápio do Haus traz elementos da culinária alemã, como a apimentada linguiça bratwurst, servida banhada em cerveja escura e acompanhada de molho de mostarda e ervas. Para tornar a experiência mais real, todos os embutidos são produzidos por um alemão que vive há mais de 15 anos em Recife. Para aqueles que preferem petiscos brasileiros, o Haus dispõe de caldinhos, filé com fritas e pasteizinhos. O destaque entre os petiscos fica por conta da coxinha. Recheada com frango e queijo do reino ou camarão e mix de queijos, ela é empanada com farinha Panko, o que lhe confere uma textura mais crocante.
O bar também oferece menu para o jantar, com saladas, frango, filé, massa e camarão. Já a carta de drinks foi desenvolvida pelo consultor Luciano Guimarães, que montou uma linha personalizada para o Haus e que é um sucesso de pedidos. Entre as cervejas, marcas produzidas pela cervejaria holandesa Heineken, além das opções de cervejas artesanais.
Pelo conjunto do que é oferecido, em 2015, o Haus recebeu o Prêmio Veja Comer & Beber como Bar Revelação. Para o sócio-diretor financeiro da casa, Thiago Megale, o reconhecimento se deve ao empenho do bar em manter o alto padrão em todas as áreas que possam agradar o cliente – arquitetura, cardápio, bebidas e atendimento. “Recrutamos um pessoal jovem como garçons para que pudessem falar a mesma língua dos nossos clientes”, explica.
“O primeiro ano foi de aprendizado. Nenhum de nós, os sócios, tinha experiência no ramo e várias coisas funcionaram por demanda. Acreditamos que o segundo ano será de amadurecimento e de ‘arrumação da casa’”, completa Megale. Para ele, o Haus demonstrou seu grande potencial por, mesmo sem experiência, completar um ano mantendo o padrão do cardápio de comidas e bebidas e ainda conquistar um prêmio.
Para 2016, os sócios já planejam uma série de novos drinks, pratos e petiscos. O Haus também deve investir na venda das coxinhas, sucesso entre os clientes, nos esquema de delivery, congelada e kit festa. A versão food truck para eventos também é uma possibilidade que os sócios estão avaliando para o futuro.