No último domingo (17), Francisco Cunha, consultor e sócio da TGI, guiou a primeira edição deste ano da Caminhada Domingueira. Com participação de mais de 30 caminhantes, o passeio saiu do Sítio da Trindade e teve como destino principal a obra do Compaz (Centro Comunitário da Paz), no Alto Santa Terezinha, Zona Norte da capital pernambucana.
Também participaram da caminhada o Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, e o arquiteto responsável pelo projeto, Roberto Montezuma, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco e sócio da AFM Arquitetos, cliente da TGI. O trajeto de quase 9 km de ida e volta seguiu pela Avenida Norte, passando pela Rua Córrego do Bartolomeu, no bairro do Alto José do Pinho, e pela Bomba do Hemeterio, chegando ao destino final, no Compaz do Alto de Santa Terezinha.
Lá, os participantes puderam conhecer os conceitos arquitetônicos e de funcionamento centro comunitário, que teve como inspiração as experiências exitosas de Bogotá e Medellín, na Colômbia, no combate à violência através da educação, assistência social e desenvolvimento nas comunidades mais carentes da cidade.
“Esse equipamento tem uma impressionante qualidade arquitetônica e foi inspirado na revolução urbana em curso na Colômbia, que tem por princípio o conceito de ‘fazer o melhor para os mais pobres’. Com ele funcionando como o previsto, teremos, com certeza, um avanço grande no desenvolvimento da cultura da paz no Recife”, completa Francisco Cunha.
*Foto: Fernando Holanda