Cliente da TGI, a pernambucana Tecomat, como Instituição Avaliadora Técnica (ITA) homologada pelo Ministério das Cidades, conseguiu aprovar junto ao órgão o primeiro Documento de Avaliação Técnica (DATec) brasileiro de gesso, que autoriza a construtora Queiroz Galvão e o fabricante Supergesso, da região do Araripe, a utilizar a vedação interna de obras com blocos de gesso.
Com isso, a construtora, junto ao fornecedor, poderá obter financiamento da Caixa Econômica Federal para todas as obras que utilizarem a tecnologia. O assunto já tem despertado o interesse de outras construtoras locais em obter DATEcs de gesso, na busca por sistemas que atendam às especificações previstas pela exigente norma de desempenho de edifícios (NBR15575), elaborada em 2014 para assegurar o adequado comportamento em uso dos empreendimentos, tanto para os usuários quanto para os construtores.
A região do Araripe representa 97% do gesso produzido no Brasil, com quase 600 empresas de gesso, dentre calcinadoras, mineradoras e indústrias de pré-fabricados.