No dia 12 de abril, o IMIP, cliente da TGI, realizou o Seminário de Experiências Exitosas do IMIP Gestão, composto por 15 unidades: Hospital Dom Malan (Petrolina), Hospital Dom Helder (Cabo), Hospital Pelópidas Silveira (Curado) e Hospital Miguel Arraes (Paulista), além das Unidades Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina, Garanhuns e Salgueiro, e as Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Caruaru, Igarassu, Paulista, Olinda, São Lourenço, Barra de jangada, Engenho Velho e Cabo. O evento teve como objetivo divulgar as ações bem sucedidas realizadas internamente e promover a troca de experiências entre as equipes.
Participaram do encontro, realizado no Auditório Alice Figueira, mais de 110 funcionários e prestadores de serviços das unidades de saúde geridas pelo instituto. Foram inscritos para o seminário 51 trabalhos, dos quais 18 foram classificados na modalidade oral, 25 na modalidade pôster e apenas oito não foram classificados. Os trabalhos foram distribuídos entre os eixos Gestão, Assistência e Educação em Saúde.
No quesito Gestão foram apresentadas várias experiências, entre elas o novo modelo de atendimento a pacientes vítimas de trauma, a atuação da gerência de risco na unidade, o uso racional de luvas para procedimentos não estéreis, o fluxograma de atendimento de profissionais não médicos, entre outros.
No eixo Assistência também foram apresentadas iniciativas exitosas em diversas áreas, desde a implantação de protocolos de antibióticos, de cirurgia segura, avaliação na prevenção de ulceras por pressão em Unidade de terapia intensiva, além de várias estratégias na área de farmácia.
Por fim, no eixo Educação em Saúde, foram apresentadas experiências focadas no usuário do sistema de saúde, quer sejam gestantes, acompanhantes, idosos ou estudantes. Houve uma atuação muito marcante do serviço social e da enfermagem neste quesito.
“É com muita alegria e entusiasmo que fazemos um balanço muito positivo do seminário, pois é gratificante ter consciência que todos os trabalhos apresentados são realmente experiências exitosas, que além de colaborar na organização dos serviços, agregam qualidade e reduzem custos”, afirmou a superintendente adjunta do IMIP Hospitalar, Ivette Buril.