O que vale mais: conhecimento ou potencial de desenvolvimento?


Um dilema vivido por muitas empresas durante os processos seletivos é que, na maioria das vezes, eles são definidos pelo desejo de se contratar no mercado um profissional “pronto”, que já conhece o trabalho que irá realizar e que não leve tanto tempo para dominar suas atividades. Entretanto, será que esse profissional “pronto” é a melhor opção se forem levadas em conta as definições estratégicas da empresa no médio e longo prazo? Será que não se está resolvendo um problema criando outro para o futuro?
Na hora da contratação, é preciso cruzar o perfil de competências dos candidatos com as necessidades da área e da organização no médio e longo prazo também. E aí, sim, escolher o profissional que mais atende a essas necessidades no que diz respeito aos conhecimentos, habilidades e atitudes requisitadas. E quando se faz isso, na maioria das vezes, não é o profissional “pronto” que leva a melhor. Contratar profissionais para formar e desenvolver não é sinônimo apenas de maior dedicação de horas na sua formação. As vantagens são várias. Talvez fossem necessárias mil linhas para relatar todas elas, mas vou me reter às duas mais citadas pelos profissionais de RH e pelas lideranças: salários menores e equipes estáveis.
Profissionais com potencial, mas que ainda estão em fase de desenvolvimento pedem remunerações mais baixas. Eles entendem que precisarão encontrar alguém que aposte neles e invista na sua formação, e isso tem um custo a ser pago. Eles veem essa fase da vida como um investimento na carreira e pensam: “É hora de aprender e tirar o máximo de conhecimento dos mais experientes, não é oportuno recusar oportunidade de aprendizagem por conta de remuneração”. Mas será mesmo que vale a pena pagar salários mais baixos e ter uma trabalheira enorme na formação e no desenvolvimento desses profissionais? Sim, porque o maior ganho vem da estabilidade da equipe. A empresa não está capacitando um profissional para ficar cinco anos na empresa, mas sim para fazer carreira e crescer junto com ela.
A partir do momento que a organização aposta em formação e tem uma política de cargos e carreiras onde o profissional tem visibilidade que ali ele pode crescer, pois a “prata da casa” é valorizada, desenvolve-se um sentimento de gratidão e de fidelidade. Os profissionais pensarão duas vezes antes de aceitarem um convite para mudar de empresa. Mas uma coisa pode colocar a perder todo esse investimento, que é a forma de relacionamento da empresa com as pessoas. Se não houver o respeito e o cuidado como práticas de gestão, os profissionais aceitarão salários menores para sugarem todo o conhecimento possível e depois sairão na primeira oportunidade, até mesmo para ganhar menos.
E quando é melhor contratar um profissional “pronto” no mercado, mesmo que seja mais caro do que fazer uma promoção interna? Sempre que na empresa não houver alguém com as competências necessárias para desenvolver a função em questão.  Até mesmo porque as promoções, quando formalizadas, são um caminho sem volta. Sem competência, não vale a pena correr o risco de promover alguém, mesmo que com um salário menor. Na verdade, isso seria uma promoção à demissão no futuro próximo.
Georgina Santos
Sócia da TGI Consultoria em Gestão
*Artigo publicado no caderno Opinião da Folha de Pernambuco no dia 05.07.2016

Este post tem 16 comentários

  1. Myron

    It’s very straightforward to find out any topic on net as
    compared to textbooks, as I found this post at this website.

  2. Kenny Shoulders

    Hi it’s me, I am also visiting this site on a regular basis, this web site is genuinely goodand the visitors are in fact sharing fastidious thoughts.

  3. Joy

    Thanks for finally writing about > O que vale mais: conhecimento ou potencial de desenvolvimento?
    | Gestão hoje – O blog da TGI < Liked it!

  4. Antonetta Wahlers

    It’s not my first time to visit this web site, i am visiting this web page dailly and obtain good information from hereevery day.

  5. Johnathan

    Hi! I know this is kind of off topic but I was
    wondering which blog platform are you using for this website?
    I’m getting fed up of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives for another platform.
    I would be fantastic if you could point me in the
    direction of a good platform.

  6. Carmela Klopf

    It is not my first time to visit this website, i am visiting this site dailly andobtain nice data from here everyday.

  7. Quentin

    This is very interesting, You’re a very skilled blogger.
    I’ve joined your rss feed and look forward to seeking more of your magnificent
    post. Also, I’ve shared your site in my social networks!

  8. Ewa Svetlik

    Excellent post. I’m facing many of these issues as well..

  9. Teri

    Peculiar article, totally what I was looking for.

  10. Kraig

    Stunning story there. What happened after? Good luck!

  11. Elbert

    Amazing! Its actually awesome paragraph, I have
    got much clear idea about from this piece of writing.

  12. Natasha

    I was wondering if you ever thought of changing the page layout of your site?
    Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content
    so people could connect with it better. Youve got an awful lot
    of text for only having 1 or two images. Maybe you
    could space it out better?

  13. Willodean Rauda

    I truly love your website.. Pleasant colors & theme.Did you make this site yourself? Please reply back as I’m attemptingto create my own personal website and would love to know where you got this fromor exactly what the theme is named. Appreciate it!

  14. Della

    My brother recommended I would possibly like this web site.
    He was totally right. This post actually made my day.
    You cann’t imagine simply how a lot time I had spent for this info!
    Thanks!

  15. Dalton

    each time i used to read smaller articles or reviews which also clear their motive,
    and that is also happening with this piece of writing which I am reading at this time.

  16. Nena Mcadory

    You are my inhalation , I have few blogs and occasionally run out from to post .

Deixe um comentário