As sócias e designers Juliane Miranda e Amanda Braga, que comandam a Trocando em Miúdos, cliente da TGI, lançaram, no dia 10 de novembro, o livro biográfico “Colecionando o Tempo”, em comemoração aos 10 anos da empresa pernambucana de acessórios autorais. A obra traz uma compilação de fatos, memórias e dados que revivem a exitosa trajetória da marca, nos âmbitos do empreendedorismo, economia criativa e inovação do design de moda no estado.
Com prefácio rubricado por Karina Zapata e apresentação de Juliana Jay Emerenciano, o livro tem a assinatura da jornalista Luciana Veras. “Reconstruir no papel a ascensão da marca foi como mergulhar numa espécie de arqueologia jornalística, que, em consonância com a história lapidada por Amanda e Juliane, também se constituiria uma jornada de coragem e criação”, explica Luciana. Para contar essa história – de modo a fazer jus à inovação e à liberdade para empreender –, a autora contou com a parceria da Zoludesign, escritório de design de Aurélio Velho e Luciana Calheiros.
Dividido em quatro capítulos e anexos especiais, como um glossário afetivo e um editorial de moda feito em Berlim, cada exemplar foi desenvolvido em um projeto gráfico no qual texto e design estão em paridade de relevância. “Nossa ideia era que a narrativa flutuasse pelas coleções com leveza e consistência, mesclando as informações dessa história tão incrível com a criatividade, uma característica-chave de todas as peças concebidas pela marca”, ratifica Luciana Calheiros, da Zoludesign.
Desde que começou, em 2006, e também em seu livro, a Trocando em Miúdos trilha uma jornada em que inovação e ternura são conjugadas na mesma frase. “É impossível dissociar o afeto da conduta adotada pelas duas designers e sócias em todas as relações que estabeleceram a partir dessa marca, que atinge a primeira década com força e coragem”, ressalta Veras.
“Não bastava apenas expor os acessórios para a venda; queríamos transportar cada pessoa, que ali estaria para ver o nosso trabalho, ao mesmo universo criativo no qual tínhamos imergido para criar aquela coleção”, lembra Amanda Braga. “Olhando para trás em perspectiva, não imaginaríamos que todas aquelas miudezas se transformariam em uma história com substância para um livro. Hoje, vejo o livro como um diário de 10 anos de dedicação, amor, ousadia e perseverança”, complementa Juliane Miranda.
O livro “Colecionando o Tempo” custa R$100 e pode ser adquirido nas lojas da Trocando em Miúdos do Parnamirim, Espinheiro e Jaqueira (Loja Rosa Amarela) e também pelo site www.trocandoemmiudos.com. Na Zona Sul, o livro está à venda na loja Casa Viva Decor, no Shopping RioMar.