“As grandes conquistas não são feitas por aqueles que se rendem às tendências, aos modismos passageiros e à opinião pública.” Jack Kerouac (1922-1969), escritor norte-americano, líder da Geração Beat.
O mundo globalizado e as conexões degitais têm assegurado amplo acesso a informações de toda natureza, com possibilidade de disseminação de conteúdos nem sempre feita de modo responsável. Isso acontece, também, no ambiente corporativo, principalmente pela demanda crescente que empresários e gestores têm por alternativas de aperfeiçoamento da gestão e das práticas gerenciais que possam ajudar a resolver a carga crescente de problemas cada vez mais e mais complexos.
Esse contexto amplia as fontes de incerteza e insegurança, facilitando a procura de soluções que tragam conforto e segurança psicológica. É compreensível e legítimo, mas essa disponibilidade comporta o risco do gestor vulnerável tomar como adequadas soluções que prometem resultados tão facilmente eficazes que parecem mágicas ou milagres.
Por isso é preciso ter atenção contínua e redobrada aos modismos na gestão. Vez por outra, divulga-se uma nova ferramenta que se diz capaz de dar conta de uma série de desafios, sem explicitar as dificuldades e riscos implicados.
É fato que manter a empresa competitiva requer das lideranças a capacidade de perceber a pertinência de novas práticas empresariais e o investimento constante em inovação. A questão central é como fazer para ficar antenado com o mercado, sem embarcar nos modismos, efêmeros por suas próprias características.
O primeiro passo para esse equilíbrio é pesquisar sobre a ferramenta, fazendo uma análise crítica e analisando experiências de outras empresas. Em seguida, é essencial conhecer as vantagens e fragilidades do que está sendo proposto. Com isso, é possível avaliar a adequação dessa ferramenta à realidade empresarial e às condições do momento. É importante lembrar que a implantação em uma empresa específica, não assegura o sucesso em qualquer realidade.
Copiar tende a se constituir numa prática frustrante. Pensar em como adaptar às condições da empresa pode contribuir para a formulação de uma alternativa mais viável e customizada para o contexto empresarial. Sucesso é possível, mas poucas vezes fácil, mesmo que pareça ter sido para outros. Quase sempre é uma construção muito exigente.
Gestão Mais é uma coluna da TGI na revista Algomais. Leia a publicação completa aqui: www.revistaalgomais.com.br