Em julho, aconteceu a 18º edição da Fenearte, considerada a maior feira de artesanato da América Latina. Cliente da TGI, a Vitalina, marca pernambucana de sandálias e acessórios artesanais, participou pela primeira vez do evento com um stand montado no local.
Criada há três anos pela publicitária Carol Dreyer e o fotógrafo Rodrigo Cavalcanti, a Vitalina carrega, nas suas peças, uma identidade de celebração à estética do cangaço. A ideia surgiu de forma espontânea, quando decidiram vender alguns sapatos pessoais num grupo de trocas no Facebook. A partir daí, com a grande demanda, passaram a comercializar itens masculinos, femininos e infantis, além de artesanatos de várias partes do estado, dando origem a uma loja virtual.
Para Rodrigo, a experiência de fazer parte da Fenearte foi um grande passo para a empresa. “Sempre foi um sonho participar. Foram cinco meses de planejamento e levamos em média 1.500 produtos entre Vitalina e Vitalina Casa, aumentando nosso faturamento mensal em cerca de 80%. Geramos quatro empregos temporários durante os 11 dias de feira. Ficamos muito felizes com o resultado e já estamos aguardando a próxima edição”, comenta o empresário.
Atualmente, a Vitalina mantém uma loja física no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, onde revende os produtos confeccionados por artesões, não só de Pernambuco, mas também do Ceará e Paraíba. Os calçados e acessórios são vendidos por encomenda para todo o Brasil, levando para os clientes a cultura do couro e a estética sertaneja.