Empresas familiares têm donos ou sócios?

Dados recentes da Harvard Business School e do SEBRAE mostram, respectivamente, que 2/3 de todas as empresas do mundo e 90% das organizações brasileiras são de origem familiar, confirmando sua importância não só para a economia do país, mas para a do resto do mundo. No que tange à longevidade, porém, as estatísticas não são tão animadoras: apenas 9% das empresas familiares chegam à terceira geração, segundo o Portal Estadão/IBGE, 2015. E basta observar a história de algumas para entender que a principal ameaça à sobrevivência dessas empresas são os conflitos familiares não administrados e acumulados. E muitos poderiam ser evitados se os seus proprietários agissem como sócios e não como donos.

Mas qual a diferença entre ser dono e ser sócio? Não seria a mesma coisa? Não só não é a mesma coisa, como a diferença é enorme.

Donos de empresas familiares agem como se tivessem voz única, comandam a organização sem compartilhar ideias com os demais proprietários, desmancham com tranquilidade a decisão do outro, usam os recursos da empresa como se fossem seus ou nem sequer combinam quando vão sair de férias. E ainda se vangloriam do sucesso da organização como se tivessem feito tudo sozinhos. Atitudes como essas são terras férteis para acirrar as rivalidades entre os familiares, gerar mágoas e ressentimentos, assim como o desejo de romper.

Já os sócios respeitam a hierarquia e as regras da organização, têm retiradas com critérios determinados e prestam contas de suas responsabilidades. E quando trabalham na empresa, independente do cargo que ocupam, não ficam limitados à sua área de atuação e investem em conhecer as variáveis críticas do negócio, mostram interesse pelos problemas de outras áreas e participam ativamente de momentos importantes, como comemorações ou confraternizações promovidas pelos empregados ou pela empresa.

Ser sócio de uma empresa familiar não significa poder fazer o que quer ou gosta e sim o que é preciso para o sucesso dos negócios. Sair do estágio de uma empresa familiar de donos para uma de sócios exige disposição para conversar sobre os comportamentos e as atitudes dos proprietários que geram incômodos e insatisfações, trazendo prejuízos à sociedade. Em outras palavras, requer tratar os conflitos enquanto parecem pequenos e insignificantes para o tamanho do negócio e que sejam recentes. Desconsiderar e negar sua existência ou deixar acumular pode tornar sua administração mais difícil e até mesmo irreversível.

Quem tem experiência com administração de conflitos sabe o quanto é difícil no começo, pois a tensão é grande. Mas depois o processo vai se tornando mais natural, as pessoas aprendem a se expressar e lidar melhor com as emoções. Em nome da longevidade das empresas familiares, enfrentar os conflitos vale a pena!

Georgina Santos
Sócia da TGI Consultoria

Este post tem 12 comentários

  1. Clemmie

    I appreciate, cause I discovered just what I
    was taking a look for. You’ve ended my four day lengthy hunt!
    God Bless you man. Have a great day. Bye

  2. Breanne Hoschouer

    Lovely just what I was searching for.Thanks to the author for taking his time on this one.

  3. Corine

    When someone writes an piece of writing he/she keeps the image of a user in his/her mind that
    how a user can understand it. Thus that’s why this paragraph is outstdanding.
    Thanks!

  4. Megan Tuesburg

    A motivating discussion is definitely worth comment. I think that you should publish more about this subject matter, it might not be a taboo matter but typically folks don’t talk about these topics. To the next! All the best!!

  5. Claudio

    Someone essentially lend a hand to make severely articles I’d
    state. That is the very first time I frequented your website page and so far?
    I amazed with the analysis you made to make this particular publish incredible.
    Magnificent task!

  6. Wm Hempe

    Hi, I read your new stuff on a regular basis.Your writing style is awesome, keep it up!

  7. Jana

    Good day! I could have sworn I’ve been to this blog before but
    after looking at a few of the posts I realized it’s new to me.
    Anyhow, I’m certainly happy I stumbled upon it and I’ll be bookmarking it and checking back
    regularly!

  8. Haywood Plaugher

    Hurrah! After all I got a website from where I be ableto genuinely obtain valuable information regarding my study and knowledge.

  9. Walter

    If some one wants to be updated with latest
    technologies afterward he must be pay a visit this website and be up
    to date everyday.

  10. Monserrate

    whoah this weblog is magnificent i love reading your posts.
    Stay up the good work! You realize, lots of persons are
    looking around for this information, you could aid them greatly.

  11. Wilford Yourshaw

    This blog was… how do I say it? Relevant!! Finally I’ve foundsomething that helped me. Thanks a lot!

  12. Rosaria

    You’ve made some good points there. I looked on the internet to find out more about the issue and found
    most individuals will go along with your views on this web site.

Deixe um comentário