O que pode ser feito para minimizar os efeitos do estresse?


Como visto no GH/538, o estresse é uma reação orgânica natural a uma situação considerada perigosa ou demasiadamente exigente. Ela pode se manifestar a qualquer momento, até mesmo em ocasiões que podem ser formalmente consideradas “de sucesso”, como chama a atenção o comediante norte-americano Groucho Marx, integrante do famoso grupo cinematográfico Irmãos Marx:
“Um dos piores problemas do sucesso é que sua receita tem mais ou menos os mesmos ingredientes do estresse.”
Groucho Marx, 1890-1977
Portanto, já que não é possível evitar o estresse, a questão relevante passa a ser: o que fazer para controlar ou amenizar os seus efeitos?
De partida, é preciso ter consciência de que não há uma receita pronta para isso, mesmo porque cada pessoa reage de modo diferente às situações que lhe aparecem pela frente a cada dia. A mesma situação que para uma pessoa pode ter um impacto estressante extremo, para outra pode não ter impacto nenhum.
Já que não há receita universal, o fundamental, então, é procurar desenvolver uma atitude desestressante de longo prazo. Trata-se, deste modo, mais de uma atitude filosófica do que de colocar em prática um conjunto de “dicas” para “evitar” o extresse, já que ele, fisiologicamente falando, é “inevitável”.
A prática tem demonstrado que, na busca desta postura antiestresse, algumas atitudes podem ajudar bastante. São elas: (1) administrar ativamente o tempo; (2) cultivar o “ócio criativo”; (3) programar o tempo livre; (4) cuidar da saúde e da boa forma física; e (5) trabalhar por uma longevidade saudável.
1. Administração Ativa do Tempo
“Se eu tivesse que eleger o principal elemento gerador do estresse, aquele que é causa ou pretexto para a maioria dos problemas que as pessoas carregam no seu dia-a-dia, eu não teria dúvida em apontar: a forma de lidar com o tempo.”
Abílio Diniz, controlador do Pão de Açúcar
2. Cultivo do “Ócio Criativo”
“Para ser feliz no trabalho, é necessário transformar o trabalho em ócio criativo: isto é um mix de trabalho (para produzir riqueza); estudo (para produzir conhecimento) e jogo (para produzir alegria).”
Domenico De Masi, sociólogo italiano
3. Programação do Tempo Livre
“No trabalho do gerente o tempo livre se faz, não se encontra. Há que introduzi-lo forçosamente no programa.”
Henry Mintzberg, consultor canadense
4. Cuidado com a Sáude e a Boa Forma Física
“A prática de exercícios físicos por apenas 30 minutos, três vezes por semana, é suficiente para: (1) diminuir risco de doenças cardiovasculares; (2) controlar o diabetes; (3) reduzir porcentagem da gordura corporal; (4) aliviar o estresse; (5) trazer benefícios gerais para a saúde.”
Organização Mundial de Saúde
5. Trabalho pela Longevidade Saudável
“Acordar cedo, caminhar, não parar de trabalhar e … tomar iogurte todo dia.”
Ernest Mayer, biólogo britânico, aos 100 anos